Geral

Procon entrega ofício a supermercados de Tubarão sobre atendimento preferencial

Foto: Divulgação

As agentes de fiscalização e o gerente do Procon de Tubarão, Angelo Pulita, estiveram em 12 supermercados para entrega de um ofício com orientações sobre o atendimento prioritário nos dias de pico, na última segunda-feira, 08. A iniciativa surgiu diante da quantidade de reclamações semanais sobre o longo tempo de espera em fila por idosos, gestantes e deficientes, entre outros, que necessitam de atendimento prioritário.

As reclamações se referem aos dias de grande movimento, que são nos finais de semana. Relatos que chegaram ao Procon de pessoas idosas na fila por mais de uma hora, uma vez que o estabelecimento não tem a obrigatoriedade de ter um caixa exclusivo para atendimento a pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. Porém, por lei, em momento algum se deve permitir que essas pessoas fiquem aguardando em fila. Ou seja: todo caixa é caixa preferencial, conforme art. 1º, da Lei Federal nº 10.048/2000.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Assim, os estabelecimentos foram notificados sobre a obrigatoriedade em observar e organizar a fila de atendimento preferencial de modo que o consumidor não aguarde a sua vez por um longo período. Se no caixa preferencial a fila estiver muito longa, deve o gerente/responsável do estabelecimento realocar os consumidores para serem atendidos no caixa comum, uma vez que o atendimento prioritário deve ser realizado em todos os caixas.

Além disso, os supermercados que possuem a placa com o atendimento prioritário devem inserir o símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como as placas indicativas de vagas preferenciais reservadas a pessoas com deficiência (PcD), conforme Lei Ordinária Municipal 5285/2020.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com o Procon através do telefone (48) 3621-9818 ou no e-mail: procon@tubarao.sc.gov.br.

Notícias Relacionadas

Ação conjunta resgata 70 cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

A mulher foi presa em flagrante sendo encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis

Menina de 3 anos morre de Covid-19 em Florianópolis; criança não era vacinada e tinha asma

Caso aconteceu em Florianópolis e segundo a Vigilância é o segundo óbito de crianças desde o início da pandemia em 2020.

Dívida por tráfico de drogas motivou assassinato de jovem em SC

Suspeito do homicídio foi identificado e preso preventivamente pela Polícia Civil

Telhado de ginásio cede com trabalhadores em cima e bombeiros fazem resgate em SC

Estrutura do telhado do ginásio foi totalmente comprometida