Economia

PROCON orienta consumidores para as compras

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

O dia das mães está chegando e muitas novidades já estão expostas nas vitrines para atrair os consumidores. Com a ideia de contribuir com a escolha dos presentes e fazer com que as pessoas evitem problemas que costumam surgir no pós-compra, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) dá algumas dicas.

A primeira e mais importante delas é não deixar para fazer as compras nos últimos dias, conforme orientações do coordenador do órgão, Eduardo Milanez Manenti, o Duda. “É interessante que o cliente compre com antecedência. Com mais tempo, maior o número de oportunidades em buscar descontos e conferir o produto com calma”, orienta.

Duda destaca que fazer pesquisas de preços pode ajudar o consumidor a economizar. “Procurar negociar um bom preço e ficar atento aos valores no pagamento à vista e a prazo, ver o que mais se encaixa no orçamento também é muito importante”, destaca.

Para ele, estar atento às especificações do produto e sempre solicitar o comprovante de compra, guardando-os em um lugar fácil de lembrar é fundamental. “O cliente não pode sair da loja sem exigir a nota fiscal, pois só com este documento vamos conseguir solucionar um eventual problema com o produto”, alerta.

Outro fator importante ao consumidor é que ele precisa ter conhecimento sobre a existência de assistência técnica na cidade. “Isso facilita em caso de defeito no produto. Porque muitas empresas possuem assistência só em outro estado e isso pode demorar na solução do problema”. Se não for resolvido em 30 dias, o cliente deve ir ao PROCON. “Neste caso, vamos abrir um processo para verificar o porquê da demora”, pontua.

Os clientes que se sentirem lesados, devem se dirigir a sede do Procon, localizada na rua José Bonifácio, 108, no centro de Criciúma.

Lucas Sabino/Decom Prefeitura de Criciúma