Segurança

Proerd volta as salas de aula em Araranguá

Esse primeiro contato com os pequenos alunos tem por objetivo a orientação através de palestras sobre trânsito, uso de drogas, violência, regras de convivência e a importância de ser um bom cidadão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina em todo o estado de Santa Catarina, teve início na última segunda-feira (9), com palestras para as séries iniciais das escolas de Araranguá.

Esse primeiro contato com os pequenos alunos tem por objetivo a orientação através de palestras sobre trânsito, uso de drogas, violência, regras de convivência e a importância de ser um bom cidadão.

Na tarde de quinta-feira (11), o cabo Alessandro de Souza e o soldado Elienar Farias, instrutores do Proerd do 19º Batalhão de Polícia Militar – BPM, realizaram palestra na Escola de Educação Infantil Criança Feliz, no bairro Coloninha, onde repassaram aos alunos importantes dicas  sobre assuntos sérios, mas de uma forma divertida, como toda criança gosta.

Ser obediente aos pais, professores e pessoas mais velhas; não correr para buscar a bola que vai parar na rua e não conversar ou aceitar presentes de estranhos, foram algumas das orientações dadas de maneira lúdica para as crianças do pré-escolar, com idade entre cinco e seis anos.

A coordenadora do C.E.I Criança  Feliz, Fernanda Santa Helena Machado, agradeceu o trabalho dos policiais e relatou acreditar muito no trabalho de prevenção que é realizado pela Polícia Militar.

Shirle de Souza Felisberto, professora há 25 anos, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar. “Esse deve ser um trabalho continuo e realizado em parceria, polícia militar, escola e pais, para que tenhamos um futuro melhor, longe das drogas e da violência”, afirmou a professora.

O programa consiste em atividades educacionais ministradas com base em um aprendizado cooperativo e tarefas interativas, visando auxiliar aos alunos a reconhecer e resistir às pressões diretas e indiretas, que levam ao consumo de drogas ou a participação em atividades violentas, através do desenvolvimento das habilidades de comunicação, auto-estima, tomada de decisões e resoluções de conflitos de forma pacífica.

A 1ªCia/19º BPM conta ainda com os instrutores, cabos João Batista dos Passos de Oliveira, Moisés de Bem Alano e soldado Stéfani Marcelino de Souza e tem como coordenador do programa o major Maike Adriano Valgas.

Colaboração: Liliam dos Santos / Divulgação PM Araranguá