Educação

Professor da Unisul participa de mais uma captura de onças

Joares May Júnior, do curso de Veterinária, irá ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para estudar os animais selvagens

No próximo dia 2 de outubro, o professor Joares May Júnior embarca para mais uma temporada de capturas de onças-pintadas. Ele passa alguns dias com a equipe da ONG Panthera Foundation na divisa dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e, depois, integra o grupo da ONG Projeto Onçafari, no pantanal matogrossense. Nos dois locais ele é o responsável pela captura de onças-pintadas para a colocação de radiocolares que servirão para o monitoramento dos animais.

Professor do curso de Veterinária da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), especialista em epidemiologia de animais selvagens e membro da ONG Instituto Pró-Carnívoros, Joares participa de vários projetos que trabalham na conservação e preservação de onças pintadas, todos eles com colaboração direta do CENAP-ICMBio, centro nacional para a conservação dos carnívoros brasileiros.

Segundo o site Engeplus, ao todo, o professor Joares já capturou 24 onças-pintadas. Sempre com a técnica de captura do laço, a mesma empregada com leões na África e tigres na Ásia, ministrando a longa distância um anestésico para que a equipe possa retirar amostras de sangue, para posterior estudos, e colocação de um colar de GPS, programado para cair cerca de 18 meses depois, tempo que os pesquisadores passam monitorando o animal.

O trabalho da ONG Projeto Onçafari é coordenado pelo conservacionista Mario Haberfeld, que merece destaque por ser o idealizador de um projeto-piloto de conservação de onças-pintadas que pretende servir de modelo para disseminar no Brasil a cultura de turismo ecológico, nos moldes existentes na África e que contribuem para a economia do país, levando pessoas do mundo todo a safáris ecológicos.