Educação

Professor e criança no contexto social

Uma boa educação infantil não se faz só pensando no futuro da criança, mas sim no futuro do país.

Divulgação

Outubro é um mês repleto de comemorações, sendo duas de extrema importância por estarem interligadas e representarem o alicerce da sociedade: a Criança e o Professor. De um lado um ser em formação com o compromisso de gerir o futuro da sociedade; do outro, um profissional com a responsabilidade de capacitar todos os outros profissionais para a construção de um mundo justo e esclarecido.

A criança, o maior patrimônio da família, busca na escola seu crescimento intelectual e pessoal tendo o professor como referência na construção de sua autonomia e liberdade; ao professor cabe o compromisso de fazer a transição da criança para o mundo orientando, mediando, motivando, fazendo a gestão da aprendizagem de forma prazerosa e transformadora.

A criança ocupa hoje lugar de destaque na sociedade, direito esse adquirido ao longo da história com a criação de leis de proteção como educação, saúde, nutrição e direito à vida. À família cabe a responsabilidade de prepará-la para a inserção na sociedade, pois é na infância que começa a preparação do seu caráter.

Com a ida da criança à escola desde a tenra idade, ao professor cabe a extrema responsabilidade de, em parceria com a família, conduzir as ações para a formação do cidadão integral, uma vez que os sete primeiros anos de vida são os mais decisivos na formação do caráter. É essa a melhor fase para despertar nela a responsabilidade social. É aqui que se começa a formar o cidadão comprometido com o mundo que o cerca.
O professor é a maior fonte de conhecimentos que há dentre todas as profissões, porque tem o poder de formação da sociedade. Ele induz o aluno ao raciocínio integrando-o ativamente na sociedade. A ele cabe o compromisso de gerar sonhos nas mentes de seus educandos, despertando neles o interesse para concretizá-los. Para isso, é preciso ir além dos conteúdos, levando o estudante a questionar, inovar, a desenvolver e a procurar respostas para as perguntas que o mundo traz. É urgente que se formem seres humanos inovadores e criativos dispostos a colaborar para um mundo melhor. A influência de um professor vai muito além dos muros da escola… Ultrapassam barreiras inenarráveis.

A criança é a prolongação da espécie humana. Ela é a forma como o ser humano começa a fazer parte da sociedade, por isso a importância de bem formá-la, caso contrário serão problemas no meio em que estarão inseridas. Uma boa educação infantil não se faz só pensando no futuro da criança, mas sim no futuro do país. E a condução desse processo é compromisso da família e do professor.

Professor e aluno devem caminhar lado a lado na construção do conhecimento. Mas, para isso é preciso que ambos estejam preparados, pois são necessárias habilidades específicas, atitudes e convicções. É preciso acreditar que é possível derrubar as barreiras que impedem a construção de uma sociedade mais justa e feliz.
Parabéns a todos os Professores, Professoras e Crianças de nosso Brasil.

Notícias Relacionadas

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Por chineladas em criança de quatro anos, Tribunal de Justiça mantém condenação de padrasto em Criciúma

A criança possuía várias marcas pelo corpo, em regiões das pernas, costas e nádegas.

Cinco ficam feridos após colisão frontal na SC-108, em Cocal do Sul; VEJA VÍDEO

Entre as vítimas, uma criança que estava na cadeirinha em um dos carros. Rodovia está parcialmente interditada em função do resgate pelas equipes de socorro.

Suspeito de incendiar casa e matar mulher e criança é preso em Tubarão

O crime ocorreu no dia 31 de dezembro de 2019 e foi solucionado pela Polícia Civil.