Educação

Professor e criança no contexto social

Uma boa educação infantil não se faz só pensando no futuro da criança, mas sim no futuro do país.

Divulgação

Outubro é um mês repleto de comemorações, sendo duas de extrema importância por estarem interligadas e representarem o alicerce da sociedade: a Criança e o Professor. De um lado um ser em formação com o compromisso de gerir o futuro da sociedade; do outro, um profissional com a responsabilidade de capacitar todos os outros profissionais para a construção de um mundo justo e esclarecido.

A criança, o maior patrimônio da família, busca na escola seu crescimento intelectual e pessoal tendo o professor como referência na construção de sua autonomia e liberdade; ao professor cabe o compromisso de fazer a transição da criança para o mundo orientando, mediando, motivando, fazendo a gestão da aprendizagem de forma prazerosa e transformadora.

A criança ocupa hoje lugar de destaque na sociedade, direito esse adquirido ao longo da história com a criação de leis de proteção como educação, saúde, nutrição e direito à vida. À família cabe a responsabilidade de prepará-la para a inserção na sociedade, pois é na infância que começa a preparação do seu caráter.

Com a ida da criança à escola desde a tenra idade, ao professor cabe a extrema responsabilidade de, em parceria com a família, conduzir as ações para a formação do cidadão integral, uma vez que os sete primeiros anos de vida são os mais decisivos na formação do caráter. É essa a melhor fase para despertar nela a responsabilidade social. É aqui que se começa a formar o cidadão comprometido com o mundo que o cerca.
O professor é a maior fonte de conhecimentos que há dentre todas as profissões, porque tem o poder de formação da sociedade. Ele induz o aluno ao raciocínio integrando-o ativamente na sociedade. A ele cabe o compromisso de gerar sonhos nas mentes de seus educandos, despertando neles o interesse para concretizá-los. Para isso, é preciso ir além dos conteúdos, levando o estudante a questionar, inovar, a desenvolver e a procurar respostas para as perguntas que o mundo traz. É urgente que se formem seres humanos inovadores e criativos dispostos a colaborar para um mundo melhor. A influência de um professor vai muito além dos muros da escola… Ultrapassam barreiras inenarráveis.

A criança é a prolongação da espécie humana. Ela é a forma como o ser humano começa a fazer parte da sociedade, por isso a importância de bem formá-la, caso contrário serão problemas no meio em que estarão inseridas. Uma boa educação infantil não se faz só pensando no futuro da criança, mas sim no futuro do país. E a condução desse processo é compromisso da família e do professor.

Professor e aluno devem caminhar lado a lado na construção do conhecimento. Mas, para isso é preciso que ambos estejam preparados, pois são necessárias habilidades específicas, atitudes e convicções. É preciso acreditar que é possível derrubar as barreiras que impedem a construção de uma sociedade mais justa e feliz.
Parabéns a todos os Professores, Professoras e Crianças de nosso Brasil.

Notícias Relacionadas

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Por chineladas em criança de quatro anos, Tribunal de Justiça mantém condenação de padrasto em Criciúma

A criança possuía várias marcas pelo corpo, em regiões das pernas, costas e nádegas.

Forquilhinha abre inscrições para ACTs 2017 para contratação em 2018

Van capota e deixa criança gravemente ferida em Lauro Müller

Segundo informações extra-oficiais, a vítima que estava com os pais, foi arremessada para fora do veículo.