Geral

Professores aprovam projetos para estudar as atividades pesqueiras do Sul do Estado

O estudo vai analisar diversos fatores, entre eles as tentativas de retomada do cultivo de camarão na região de Laguna

Estudar e analisar as atividades pesqueiras e carcinicultura (criação de camarões em viveiros) no Sul de Santa Catarina, com foco na sua cadeia produtiva, porto pesqueiro, expansão da renda e efeitos na promoção do desenvolvimento regional sustentável. Este é o objetivo de um projeto que professores da Unesc aprovaram junto ao CNPq – (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), na Chamada nº 42/2012 – Linha I – Pesca.

Coordenado pelo professor doutor Alcides Goularti Filho, o projeto “Atividades pesqueiras e carcinicultura no complexo lagunar do sul de Santa Catarina: cadeia produtiva, expansão da renda e desenvolvimento regional sustentável”, terá o apoio do professor doutor Dimas de Oliveira Estevam, pesquisador Juliano Giassi Goularti (FURB) e estudante Liara Darabas Ronçani.

O estudo vai analisar diversos fatores, como as tentativas de retomada do cultivo de camarão na região de Laguna, a relação entre o porto pesqueiro de Laguna e a indústria de pesca local, as deficiências comerciais e produtivas presentes na cadeia produtiva dos pescados e do camarão na indústria de Laguna e os resultados e impactos das políticas públicas sobre a expansão da renda local.

Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc