Poder Executivo

Professores da rede municipal de ensino de Orleans encerram capacitação do PNAIC 2017

Professores da rede municipal de ensino de Orleans encerram o PNAIC 2017

Fotos: Edivaldo Lubavem / Comunicação Prefeitura de Orleans

Os professores do Pré-Escolar I e II e professores de Alfabetização, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, da rede municipal de ensino de Orleans encerraram, na noite dessa segunda-feira (18), a etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2017.

A capacitação iniciou no dia 12 de setembro, com encontros semanais com duração de quatro horas. De acordo com o secretário da Educação, Lindekson Resin, os professores continuarão participando do programa no próximo ano, com previsão de início em março e realização de duas vezes por semana.

A formação conta com quatro formadores locais e com um coordenador que, mensalmente, participavam dos encontros no Polo de Laguna para levar as informações aos professores da rede municipal de ensino de Orleans.
Os temas abordados foram: alfabetização e letramento com ludicidade e enfase na Matemática, priorizando a idade certa da criança em cada fase de ensino.

“Para nós formadores, foi gratificante a participação de mais de 50 professores da rede. Nosso objetivo para o próximo ano é que todos os educadores participem, pois a qualidade do ensino depende da contribuição de todos”, destacou a formadora Josiane da Silva Celso.

Na oportunidade, os professores, juntamente com a equipe da coordenação, realizaram uma avaliação dos encontros e definiram algumas estratégias para o ano que vem. Além disso, o grupo participou de uma dinâmica com o objetivo de reproduzir os conhecimentos adquiridos ao longo da capacitação.

“Foi uma oportunidade rica de aprendizado e experiência participar do programa. Creio que o PNAIC veio para contribuir ainda mais para as páticas educacionais. Precisamos evoluir e proporcionar aos nossos alunos novos métodos de ensino”, sinalizou a professora participante Claudia Eing Will.

O curso foi ministrado pelas formadoras do PNAIC, Sirleia Zanini, formadora da categoria pré-escola, Lisete Benedet, formadora da alfabetização que envolve os professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, Josiane da Silva Celso, reforço escolar, e Maira Regina Luiz, coordenadora local.

Durante o encerramento, os professores apresentaram cartazes, jogos e resultados dos trabalhos produzidos em sala de aula durante o curso.

Colaboração: Edivaldo Lubavem / Comunicação Prefeitura de Orleans

  • IMG_9020
  • IMG_8765
  • IMG_8971
  • IMG_8995
  • IMG_8995

Notícias Relacionadas

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

Iniciam trabalhos de recuperação da rua que dá acesso a Pindotiba, em Orleans