Educação

Professores de Criciúma conhecem jogos analógicos da Oficina do Aprendiz

Professores e diretores da rede municipal de Criciúma participaram de uma formação com os psicólogos Nicolas Lindner e Claudio Mallmann da empresa Oficina do Aprendiz, de Florianópolis. As atividades iniciaram na quarta e foram concluídas nesta sexta-feira (18/09), no salão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (Siserp).

Diversas atividades lúdicas foram realizadas, como ouvir histórias, montar uma ponte com peças de madeira, resolver quebra-cabeças, entender os objetivos e as regras de jogos oriundos de vários países. Os profissionais vivenciaram os jogos analógicos brincando entre entres ou colaborando na busca das resoluções. “Tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho para mais de 150 educadores. Também apresentamos os processos cognitivos desencadeados e conversamos sobre modelos de intervenção quando aplicados em sala de aula. O jogo por si só não é mágico, precisa que o professor faça a mediação para que a criança aprenda”, explicou Mallmann.

Segundos os formadores, as crianças estão sedentas e carentes de atividades lúdicas que exploram jogos educativos. É preciso oferecer a elas essas experiências e se perceberá que apesar de viverem num mundo digitalizado, serão receptivas. O tema resultou em análises sobre a importância das famílias entenderem o valor da introdução desses desafios nas escolas. “Os pais precisam saber que quando uma criança brinca, ela fantasia, formula hipóteses, observa e conhece o mundo dando significado a ele,” explicou a coordenadora de educação infantil, Silvana Alves Bento.

Colaboração: Ana Lúcia Pintro