Saúde

Professores de Orleans participam de encerramento anual do PNAIC

Os professores da rede municipal de Orleans participaram do seminário de encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, programa do Governo Federal em parceria com os municípios. Este é o primeiro ano do programa, que consiste na formação continuada dos professores. O evento aconteceu na última semana, no Centro Administrativo, e contou com a palestra “Alfabetização na perspectiva do letramento: os gêneros do discurso como foco” ministrada pela professora alfabetizadora, Adiles Lima.

A secretária da Educação de Orleans, Eliete Bianco Zanini Damazio, destaca que o seminário avaliou os avanços e as fragilidades do programa. “O seminário nos mostrou os resultados obtidos durante este ano, que foram muito positivos. Também conseguimos perceber o que precisa ser aprimorado para o próximo ano. Este Pacto está mobilizando gestores e professores para alcançar o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, e sabemos que alfabetizar é ir além de ler e escrever”, pontua Eliete.

“A Educação é e sempre será a base de uma cidade, de um país, de um mundo melhor, pois não podemos falar em cidadania, democracia, evolução, sem que a Educação seja fortalecida. Por isso, a administração Marco e Lussa investe na Educação e tenho a certeza de que nos tornaremos uma referência em qualidade de ensino para toda a região”, declara o prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes. No próximo ano, será dado continuidade ao programa no município com o desenvolvimento de diversas atividades.

Saiba Mais

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3.º ano do ensino fundamental. Na rede estadual participação do PNAIC, 40 escolas estaduais, totalizando 147 professores alfabetizadores.

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; e, no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

As ações apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e gestão, mobilização e controle social.

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti