Educação

Professores do Estado entram em greve nesta segunda-feira

Alguns professores ainda têm dúvida sobre aderir ou não à greve.

Os professores da rede estadual de ensino entram em greve nesta segunda-feira, dia 23. A categoria pretende, por meio da greve, pressionar o Governo do Estado a pagar piso salarial nacional para toda a carreira, com restabelecimento do Plano de Carreira do Magistério. De acordo com a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Cintia dos Santos, a expectativa é de que mais de 90% dos professores estaduais da região de Criciúma entrem em greve.

No entanto, muitos professores ainda não sabem se vão ou não aderir à greve. As marcas da greve do ano passado ainda deixam dúvidas sobre a eficiência e eficácia da paralisação. “No ano passado ficamos semanas e mais semanas sem trabalhar, com salário reduzido e de nada adiantou. Será que esse é o caminho? Na escola em que trabalho a grande maioria não sabe se vai aderir ou não”, questionou uma professora que não quis se identificar.

Uma assembleia geral está marcada para as 14 horas desta segunda-feira, quando os professores vão as ações da greve e avaliar o primeiro dia de paralisação da categoria.

Durante a última semana, o gerente regional de Educação, Luiz Rodolfo Michels, disse que os professores que entrarem em greve terão seus salários descontados. Segundo ele, uma avaliação mais precisa do movimento só poderá ser feita nesta semana, quando a greve oficialmente iniciar.

Engeplus/Nícola Martins