Tecnologia

Professores dos Estados Unidos ministram curso na Satc

Workshop capacitará profissionais do Centro Tecnológico para captura de CO2.

Foto: Comunicação Satc

Com o objetivo de aprimorar o entendimento do processo de captura de carbono, ocorreu na SATC o curso de Capacitação e Simulação em Captura de CO2 utilizando ASPEN ONE. O curso, que seguiu até esta quinta-feira (14). Os professores Fernando Lima e Debangsu Bhattacharyya, da Universidade de West Virgínia (WVU), foram os ministrantes do curso, que é voltado a pesquisadores, professores e estudantes da SATC, UFSC, UFC e Coppe UFRJ.

O processo de captura de carbono em desenvolvimento na SATC tem o intuito de testar a adsorção de CO2 através de zeólitas produzidas a partir de cinzas do carvão. A planta piloto, já em fase de montagem, irá testar se o processo é eficiente. O curso faz parte de uma série de ações do Programa de Captura de CO2 da SATC.

Segundo o professor da WVU, Fernando Lima, esses são os primeiros passos da cooperação internacional entre a WVU e a SATC. “A gente vai trocar ideias sobre o que fazemos lá e o que é feito aqui e conversar sobre possibilidades futuras de projetos de pesquisa e ensino, como possíveis intercâmbios, visitas e workshops”, conta.

“É muito importante este curso para a SATC. Além disso, ações deste âmbito são fundamentais para acelerar o processo de desenvolvimento da tecnologia de captura de CO2 que está sendo implementada e para que os profissionais tenham a capacitação adequada”, afirma o coordenador do Programa de Captura de CO2 da SATC, pesquisador e professor do curso de Engenharia Química, Thiago Aquino.

Colaboração: Comunicação Satc

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Corrida aumenta a felicidade e autoestima de jovens adultos aponta estudo do curso de Educação Física do Unibave

Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina