Geral

Professores estaduais de SC entram em estado de greve por 30 dias

Professores estaduais de SC entram em estado de greve por 30 dias

Foto: Leonardo Thomé / Agência RBS

O Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Santa Catarina – Sinte/SC decidiu, por maioria, entrar em estado de greve a partir desta terça-feira até o dia 28 de abril, quando farão uma nova assembleia para deliberar se deflagram greve nas escolas públicas estaduais. A assembleia dos trabalhadores da educação ocorreu no Centrosul, na Capital, e reuniu cerca de 1 mil pessoas.

Para 28 de abril está programado um movimento nacional, promovido pelas centrais sindicais, de protestos e paralisações contra as reformas do governo de Michel Temer, incluindo Previdência, legislação trabalhista e terceirização. Três pautas que também são do interesse do Sinte, que promete aderir à greve geral do próximo mês.

Além da agenda nacional, o sindicato também pede a aplicação do reajuste do piso salarial, pagamento das perdas referentes ao piso e a inflação e a anistia das faltas dos profissionais que aderiram a última greve, em 2015.

Vale ressaltar que o estado de greve não significa paralisação imediata, mas um alerta dos trabalhadores que em 28 de abril pode haver a paralisação geral. Até lá, os profissionais da educação pretendem manter “um calendário de lutas”, no qual pretendem engrossar o movimento a partir de conversas e debates com a “base”.

A ideia, segundo Luiz Carlos Vieira, diretor de assuntos educacionais e culturais do Sinte/SC, é “construir” a greve junto à estudantes, pais e demais membros da comunidade escolar, alertando-os sobre os impactos da reforma previdenciária, trabalhista e do projeto de terceirização no magistério.

“O estado de greve vai permanecer pelos próximos 30 dias, até 28 de abril. Quando esse dia chegar, vamos reivindicar não apenas o fim das propostas do governo federal, como também buscar as nossas pautas locais. Faremos a greve geral da classe trabalhadora e, no mesmo dia, decidimos se entraremos em greve por tempo determinado ou indeterminado”, afirma Vieira.

Com informações do site ClicRBS

Notícias Relacionadas

Adultos entre 55 e 59 anos e professores podem tomar a vacina contra a gripe a partir desta segunda

A Campanha segue até o dia 5 de junho e todas as pessoas dos grupos prioritários, que ainda não tomaram a vacina, têm até esta data limite para se imunizar.

Ciência é 10: IFSC oferece especialização gratuita para professores de Ciências do ensino fundamental

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de outubro.

Secretaria da Educação disponibiliza acesso à ferramenta de atividades não presenciais para alunos e professores

As contas educacionais já foram geradas e organizadas para o acesso de forma rápida.

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma