Geral

Professores terão oficinas especiais na Jornada Satc

De robótica ao mundo dos games, os educadores podem aproveitar uma trilha de conhecimento feita exclusivamente para eles.

Divulgação

Os professores não ficarão de fora da programação da Jornada Satc. Eles poderão participar de uma trilha especial com workshops em três áreas diferentes: Robótica e Tecnologias Aplicadas, Gamificação e Ferramentas Criativas. O evento traz diversas experiências de conhecimento e mercado de trabalho para estudantes e educadores, a partir das 8h30 da próxima quinta-feira (24).

O workshop de Robótica e TA tem como base a Educação 5.0, que diz respeito aos avanços tecnológicos no ensino e demais competências. Segundo a coordenadora de TA da Satc, Andreia Scarduelli, o aluno agora deve ser visto de maneira mais individual. “Vamos trazer as Tecnologias Aplicadas que é o que a gente já faz aqui na Satc. Nela, trabalhamos com eletrônica, elétrica, programação e até questões comportamentais”, ressaltou.

Cada vez mais o aluno ganhará autonomia e os educadores serão o apoio que eles precisam. “Já estão falando em Educação 5.0 e queremos trazer isso no workshop para tirar os professores da zona de conforto. Esperamos receber profissionais de fora da área e vamos propor uma atividade prática relacionada à tecnologia”, explicou o professor de robótica, Guilherme Cardoso Cruz, responsável pelo workshop.

O mundo dos games pode ser levado para a sala de aula. Esta é a proposta da oficina de Gamificação ministrada pela professora de informática, Cristiane Vargas. “O workshop vai ser mais prático para mostrar como eu aplico a gamificação em aula. Como os alunos gostam muito de jogos, trazer isso motiva eles nos conteúdos escolares. A turma se envolve em todas as etapas, nas regras, ranking de pontuação e a recompensa”, afirmou.

Outro workshop que docentes podem participar é voltado para criatividade. O Ferramentas Criativas vai trazer instrumentos para preparação de aula e metodologias para trabalhar com os alunos. Tudo isso para que os profissionais da educação aprendam a pensar criativamente nas abordagens em sala.

De acordo com o professor e ministrante do workshop, Diego Piovesan Medeiros, as novas gerações não cabem mais dentro dos modelos tradicionais e os educadores se tornaram a peça chave para a revolução criativa. “As ferramentas auxiliam para que o professor possa criar formas de tornar o conhecimento mais lúdico e acessível ao aluno. Fazer com que seus alunos percebam o mundo de forma diferente, criativa e prática”, destacou.

Colaboração: Comunicação SATC

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Aluna Satc é campeã brasileira de Xadrez Blitz