Geral

Profissionais alertam e orientam sobre violência contra a pessoa idosa

Hoje, 15 de Junho, marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Divulgação

Hoje, 15 de Junho, marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Com o objetivo de conscientizar e orientar, a equipe da Secretaria de Assistência Social reuniu a terceira idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS para alertar.

A ação faz parte das atividades do Junho Violeta que propõe a troca da violência por uma violeta. O trabalho foi desenvolvido pela Terapeuta e Coordenadora do grupo Rita Lorena De Bona Sartor e a Psicóloga Jéssica Gislon Sazan sob coordenação da secretária de Assistência Social, Angela Mendes Anjo. Durante o encontro foram discutidos sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa, como identificar, prevenções e como proceder com a denúncia.

“O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, principalmente, não aceitar essa situação como normal. A violência contra a pessoa idosa é, e deve ser entendida, como uma grave violação dos Direitos Humanos”, ressalta Jéssica.

Saiba Mais

Um levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos publicado na Agência Brasil nesta semana, revelou que, no ano passado, o Disque 100 registrou um aumento de 13% no número de denúncias sobre violência contra idosos, em relação ao ano anterior. O serviço de atendimento recebeu 37.454 notificações, sendo que a maioria das agressões foi cometida nas residências das vítimas (85,6%), por filhos (52,9%) e netos (7,8%).

As violações mais comuns foram a negligência (38%); a violência psicológica (26,5%), configurada quando há gestos de humilhação, hostilização ou xingamentos; e a violência patrimonial, que ocorre quando o idoso tem seu salário retido ou seus bens destruídos (19,9%). A violência física figura em quarto lugar, estando presente em 12,6% dos relatos levados ao Disque 100.

Colaboração: Comunicação Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul

Notícias Relacionadas

Centro de Convivência: Siderópolis terá novo espaço para receber crianças, jovens, adultos e idosos

O local receberá grupos que integram o serviço de convivência, que totalizam 326 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Lei aprovada em Imbituba irá oficializar o programa que beneficia idosos

O Diretor Municipal de Esportes de Imbituba, Norton Evaldt, defendeu, nos últimos dias, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei que torna oficial o programa “Comunidade Ativa”.

Tribunal de Justiça alerta para novo golpe aplicado em nome de magistrados

Nos últimos dias, ocorreu em pelo menos 10 comarcas, principalmente das regiões Sul e Meio-Oeste.