Saúde

Profissionais da Educação morrem à espera de leitos de UTI em Camboriú e Navegantes

Elas aguardavam por uma vaga em hospitais das cidades

Divulgação/Redes Sociais

Duas profissionais da educação morreram à espera de leitos de UTI para tratar a Covid-19 no Litoral Norte do Estado, nesta segunda-feira (15). Kelen Patricia Domatos tinha 43 anos e era monitora de uma creche em Itajaí. Já Eliane Gomes Mafra tinha 47 anos e atuava como gerente de RH da Secretaria de Educação de Navegantes.

Kelen morreu no hospital de Camboriú, cidade onde morava. Ela completaria 44 anos nesta terça-feira (16). De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a monitora trabalhou até a última terça-feira (9), quando se sentiu mal e buscou atendimento no hospital, onde ficou esperando por vaga em leito de UTI.

Kelen tinha obesidade e poderia ter optado por trabalhar de forma remota, mas decidiu ir à creche. De acordo com a diretora da unidade, ela gostava do trabalho e considerava que tinha boas condições de saúde para trabalhar presencialmente.

Dos 16 funcionários da unidade, ela foi o primeiro caso confirmado de coronavírus, e não houve afastamento de outros colaboradores por suspeita.

Eliane era gerente de RH da Secretaria de Educação de Navegantes, morreu no hospital da cidade, onde também aguardava vaga em leito de UTI.

Nas redes sociais, o sindicato Foz, que representa os servidores públicos municipais da região da Foz do Rio Itajaí, lamentou a morte das profissionais e reforçou o pedido de paralização das aulas presenciais.

Situação dos leitos de UTI em Santa Catarina

De acordo com o último boletim divulgado pelo governo do Estado, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 98,8%. Santa Catarina tem 424 pessoas na fila de espera por leitos de UTI para tratamentos de casos de Covid-19. O Estado tem ainda outras 81 pessoas que aguardam por internação em vagas de enfermaria. Com isso, há 505 pessoas que esperam por um leito hospitalar, 44 delas na região de Itajaí e Blumenau.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Eleições Cerbranorte: candidatos à presidência da Chapa 2 apresentam propostas em live do Portal Sul in Foco

A Assembleia Geral e as Eleições serão nesta sexta-feira e sábado, dias 1º e 2, e a gestão ocorrerá entre outubro de 2021 e março de 2025.

Vereadores recebem presidente da Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico em sessão do Legislativo de Lauro Müller

Pitbull que matou cão vira-lata ataca novamente no distrito de Pindotiba, em Orleans; VEJA O VÍDEO

Desta vez, o ataque foi impedido por um homem que presenciou o fato, salvando o outro cão.

Braço do Norte implanta faixas de pedestres com material termoplástico extrudado

Ainda segundo Beto, a aplicação é realizada sob a supervisão da Secretaria de Planejamento Urbano