Geral

Profissionais do Samu se manifestam neste sábado

Foto: Sul in Foco/Arquivo

Foto: Sul in Foco/Arquivo

Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Criciúma se reunirão na praça Nereu Ramos e no Parque das Nações, neste sábado, para protestar contra a centralização do atendimento telefônico das emergências médicas em Florianópolis. O anúncio foi feito nesta semana pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina.

Segundo o profissional da área, Marlon Rabelo, a pessoa que liga para o 192 (número de emergência para acionar o Samu) é atendido por funcionários de uma das oito centrais telefônicas regionais do estado. A partir do novo formato, a pessoa fala com um atendente de Florianópolis, que repassará a ocorrência para a equipe da cidade onde o informante está.

“Nossa maior preocupação é que em alguns casos, a população fique sem atendimento. A central de Florianópolis não terá conhecimento geográfico da região Sul de Santa Catarina. Isso é um risco para quem precisa dos nossos serviços”, relatou Rabelo.

Conforme o site Engeplus, os manifestantes buscarão coletar assinaturas da população e enviá-las para o Ministério Público. Durante o dia, também serão entregues panfletos para explicar a situação. Eles estarão na praça Nereu Ramos a partir das 8h30min.