Geral

Programa antitabagismo e PSE juntos em ações de prevenção e controle em Içara

O Dia Mundial antitabagismo é comemorado no dia 31 de maio, mas em Içara as ações acontecem durante todo o ano e ganharam reforço para 2013 do Programa Saúde nas Escolas (PSE). As atividades terão como tema: “Proibição de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco”.

As ações têm por objetivo destacar os riscos à saúde associados ao uso dos produtos derivados do tabaco e defendendo políticas eficazes para reduzir seu consumo e prevenir. “Hoje tratamos o fumante, mas para que os índices não aumentem precisamos trabalhar a prevenção. Temos como meta levar a toda população a informação dos malefícios do cigarro, as consequências do fumo para a saúde e isso é prevenção”, explicou o secretário de Saúde Lauro Nogueira.

“Já realizávamos em anos anteriores ações nas escolas através das equipes de saúde da família. Nesse ano vamos trabalhar em parceria com o Programa Saúde na Escola que traz como ação essencial a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. As atividades devem ser deflagradas ainda no primeiro semestre e quando estivermos trabalhando o tema o dia 31 de maio (DIA MUNDIAL SEM TABACO), será lembrado”, ressaltou a coordenadora de Atenção Básica, enfermeira Glicia Pagnan.

Em Içara o controle do tabagismo também ocorre através das realizações de grupos. Uma estratégia que faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo com a proposta de ajudar a população que tem interesse em parar de fumar, através de materiais informativos, de profissionais capacitados que atuam junto aos grupos apresentado os riscos e malefícios do cigarro. O programa ainda tem o suporte técnico e medicamentoso, “mas precisa partir do fumante o interesse em parar de fumar. As expectativas vêm sendo superadas porque temos no município pessoas interessadas e preocupadas com a sua saúde e procuram o serviço em busca de ajuda”, explicou a enfermeira Camila Martins, Coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

Lei Municipal – Em 2010 foi aprovada em Içara a Lei Municipal 2845/10 que proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo. Anteriormente as ações tinham como base a Lei federal (9.294/96) e estadual (8211/91). A fiscalização para o cumprimento da Lei Municipal é de responsabilidade de Vigilância Sanitária da cidade.

Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI