Geral

Programa de Desenvolvimento Econômico Local será lançado na quarta-feira (25) em Orleans

Contrato entre a prefeitura e Facisc tem o propósito de identificar novas oportunidades, necessidades e desenvolver soluções

Divulgação/Prefeitura de Orleans

Orleans tem diversas oportunidades de desenvolvimento da economia do município. Pensando em instituir um modelo de gestão, será assinado no Centro de Vivências do Unibave, na quarta-feira (25), o contrato para implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). A parceria entre Associação Empresarial (ACIO), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Universidade Barriga Verde (Unibave) e Câmara de Vereadores, facilitou o convênio.

O prefeito Jorge Koch, tem a convicção que a implantação do DEL é uma necessidade da administração pública. “Desde que nos foi apresentado o modelo e seus resultados práticos, entendemos que implantá-lo seria apostar de maneira mais firme na consolidação do futuro da nossa cidade”, explicou o chefe do executivo.

O vice prefeito, Mário Coan, conta que o programa será implementado pela Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc) e tem como base o modelo de Essen na Alemanha. O DEL tem o objetivo de instituir um modelo de gestão, que “possibilite a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável de Orleans”, destaca Coan.

Sobre o DEL

No Programa de Desenvolvimento Local (DEL), parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego. Os municípios têm suas metas replanejadas com projeção de 20 anos à frente, da adequação das leis à análise econômica.

O Programa cria uma plataforma de diálogo entre parceiros públicos, setor empresarial e atores não governamentais. Os resultados desse envolvimento são reflexo de um trabalho coletivo e colaborativo, aparecendo na forma do desenvolvimento local e sustentável.

Resultados segundo o DEL

♦ Melhora da qualidade de vida nos centros urbanos e rurais.

♦ Favorece o ambiente para a atração de investimentos.

♦ Incrementa a capacidade de desenvolvimento aliando perspectiva econômica e qualidade de vida da população de forma sustentável a médio e longo prazo.

♦ Cria parcerias entre o setor público e privado.

♦ Melhora da credibilidade dos conselhos de desenvolvimento municipais.

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.