Geral

Programa de horas/maquinas incentiva agricultores içarenses

Para receber serviço, que pode ser para a abertura de açudes, limpeza de valas, arar e lavrar a terra, e silagem, o produtor rural deve programar a agenda junto à secretaria de Agricultura

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

A Administração Municipal de Içara por meio da secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural disponibiliza o programa de horas/máquinas com o objetivo de incentivar os agricultores e fomentar a bovinocultura no município. A agenda desta semana acontece nos bairros Boa Vista, Campo mãe Luzia, seguindo para a localidade de Ausentes, fechando a semana em Poço Oito.

Segundo o criador de gado de corte, Antonio Hilton Ferreira, o auxilio da prefeitura já lhe rendeu uma economia de R$ 2.100,00 em três dias de trabalho. “A silagem é utilizada como alimento para o gado e o custo do trabalho é bastante elevado, mas com o auxilio da prefeitura, que disponibiliza as horas/máquinas, o custo se torna menor e o valor economizado é investido no trabalho que fizemos”, ressalta.

Já para o criador de gado leiteiro e agricultor Jair José Inácio, da localidade de Campo Mãe Luzia, que está arando a terra para plantar capim para o gado, além do serviço de qualidade o custo também gera grande satisfação. “Temos uma propriedade pequena e não temos como adquirir máquinas, com este programa de horas/máquinas já podemos contabilizar uma economia de 50%, porque se fizéssemos particular o valor seria muito alto”, relatou agradecendo.

Para receber serviço, que pode ser para a abertura de açudes, limpeza de valas, arar e lavrar a terra, e silagem, o produtor rural deve programar a agenda junto à secretaria de Agricultura. Os valores cobrados são diferenciados para cada serviço e serão revistos, segundo o secretário de Pasta, Silvio João Viana, após a formação do Conselho municipal, que deve ocorrer no próximo mês.

“Para a abertura de açudes o prazo de início dos trabalhos fica entre 15 e 20 dias após o pagamento da taxa de inscrição”, explica o gestor acrescentando que todo o trabalho é desenvolvido pelo Poder Público com o objetivo de “melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, elevar a qualidade de vida na área rural”.

Na semana que vem a agenda segue na localidade de Rio Acima e Sanga Funda.

Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI