Saúde

Programa fisioterapêutico atende pacientes oncológicos em Orleans

O programa de Atendimento Fisioterapêutico a Pacientes Oncológicos – AFIPO completou, em 2013, um ano e seis meses de atendimento voluntário em Orleans. O projeto é desenvolvido pelas acadêmicas do curso de fisioterapia da UNESC, Eduarda Borghezan, Jéssica Velho Henrique e Franciélle Borges, e coordenado pela professora Karina Ferreira. Desde a sua implantação em 26 de junho de 2012, mais de 18 pacientes foram atendidos pelo programa.

O atendimento acontece todos os sábados pela manhã junto a Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Orleans. Cada paciente é atendido em horários diferentes, de acordo com o tipo de câncer de cada indivíduo e do local afetado. “É um trabalho muito importante que vem dando certo desde o início. Nosso objetivo é manter em atividade a área afetada pela doença, fazendo com que esta patologia não comprometa a funcionalidade do corpo. O atendimento é individual para cada paciente, pois fica fácil notarmos a capacidade e o desempenho de cada um”, relata a acadêmica Eduarda.

A dificuldade encontrada pelas acadêmicas está na falta de recursos para a compra dos materiais. O primeiro passo para a aquisição destes equipamentos veio por meio de empresas que apoiaram a causa. “Nós continuamos trabalhando com os materiais conseguidos no início do projeto. Naquela época recebemos doações das empresas Librelato, Sadi Vidraçaria, Móveis Zero, Estofaria Santa Rita e Gráfica do Lelo”, expõe Eduarda.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Karina, a ideia surgiu da necessidade que o mercado tem em oferecer esse serviço à população. “Conversávamos muito durante os estágios disciplinares das acadêmicas. Elas me surpreenderam com tanta dedicação e carinho com estes pacientes. Temos que agradecer a população por confiar no trabalho delas e consequentemente  procurar pelo serviço”, pontua.

 “Os materiais não são caros se observarmos os benefícios que trazem à população. Com mil reais, nossas fisioterapeutas terão equipamentos suficientes para um bom tempo de uso”, finaliza a coordenadora.

No sábado (14) aconteceu uma confraternização de final de ano, marcando o encerramento das atividades em 2013. O programa terá continuidade em março de 2014.

[soliloquy id=”50428″]