Segurança

Programa Rede de Vizinhos será implantado em Lauro Müller

A comunidade de Palermo será a primeira a receber o programa da Polícia Militar

Divulgação/Polícia Militar

A Polícia Militar de Lauro Müller anunciou a implantação do Programa Rede de Vizinhos no município. A primeira comunidade a receber a ação será a localidade de Palermo. A primeira reunião com os moradores ocorre no dia dois de maio, às 19h30, no Salão Paroquial de Palermo.

O Programa Rede de Vizinhos quer buscar a participação da comunidade em problemas ligados à segurança pública. O Cabo Pinho, policial responsável pela implantação na comunidade de Palermo, explica o que é o programa. “A Rede de Vizinhos é uma estratégia de policiamento entre a comunidade e a Polícia Militar, que tem como princípio as filosofias de polícia comunitária. Então serve para fazer uma aproximação entre a comunidade e a polícia em assuntos que ambas têm em comum, como os problemas de ordem pública”, comenta o Cabo.

A Polícia, juntamente com os moradores, irá identificar problemas do bairro ou localidade e buscar soluções para resolver as dificuldades. “Vamos estar juntos unindo forças para buscarmos uma solução entre comunidade e polícia militar para resolver esses problemas”, afirma o Cabo Pinho.

A intenção do programa é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Assim, os moradores irão atuar como colaboradores da polícia passando informações que contribuam com a segurança da comunidade.

Como participar do Programa Rede de Vizinhos?

O Programa é destinado para maiores de 18 anos e que tenham idoneidade moral. O Cabo Pinho orienta que é preciso preencher um formulário para conseguir fazer parte da Rede de Vizinhos. “Para entrar a pessoa fica condicionada a preencher um formulário com os dados pessoais. Esses dados serão usados para pesquisar idoneidade da pessoa e se ela tem condições de participar da rede. Feita a pesquisa ela entra no programa” esclarece o Cabo.

Os formulários estão disponíveis para a população no Batalhão da Polícia Militar, localizada na SC-390, no Bairro Arizona. Os policiais também deixaram alguns formulários com os líderes comunitários que devem distribuir nos bairros.

Como funciona a Rede de Vizinhos?

Inicialmente a Polícia Militar faz uma reunião de implantação na comunidade com os interessados no Programa. Logo após são agendadas reuniões ordinárias que ajudarão a identificar os problemas de cada bairro. “Na reunião de implantação explicamos o programa e deixamos as pessoas bem cientes do que estão participando. Nas demais reuniões ordinárias seguimos um protocolo para identificar os problemas da comunidade, analisar e procurar soluções possíveis dentro da competência da Polícia Militar. Então tentamos implementar essas soluções. Nas próximas reuniões vamos avaliar as ações desenvolvidas para ver se conseguimos chegar a uma solução para o problema”, informa o Cabo Pinho.

Além das reuniões, a população também irá se comunicar por meio de grupos online. “A Rede vai funcionar 24 horas por dia. Nós criamos um grupo geralmente usando o WhatsApp, porque as pessoas já estão familiarizadas com ele e conseguem usar. No grupo elas conseguem identificar problemas de ordem pública que possam estar acontecendo”, declara o policial.

Esse Programa irá contribuir com o monitoramento de suspeitos em diversos tipos de crimes e ajudar a polícia a localizar problemas de ordem pública. A primeira localidade que receberá a Rede de Vizinhos será Palermo, mas outros bairros também poderão adotar a ação. Para isso, é preciso preencher o formulário disponível no Batalhão da Polícia Militar e aguardar a instalação da Rede no bairro. Em caso de dúvidas, a população de Lauro Müller pode entrar em contato com o Cabo Pinho, responsável pelo Programa na cidade, pelo telefone (48) 99908-7195.

Notícias Relacionadas

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Supermercado Loli prepara festa especial de Dia das Crianças em Lauro Müller

Parque com brinquedos, sorteio de mini moto elétrica e um delicioso lanche marcarão o momento especial no estacionamento do supermercado.

Idoso fica gravemente ferido após ser agredido com capacete em Lauro Müller

Familiares também foram ameaçados por agressor. Com o acusado, a Polícia Militar encontrou drogas.

Governador admite que atraso da licitação para recuperação da SC-390 está sendo “sinal de incompetência”

Moreira fez declaração ao ser questionado pelo Portal Sul In Foco nesta segunda (30). Em março, o Governo do Estado autorizava o processo de licitação.