Geral

Programa A União Faz a Vida apresenta primeiros projetos

Iniciativa do Sicredi, desenvolvida no Bairro da Juventude, busca romper os limites da escola e estimular o protagonismo dos estudantes

Fotos: Dani Soares

Não foi copiando do quadro que os alunos de Sabrina Matos, professora da Escola Municipal Padre Paulo Petruzzellis – Bairro da Juventude, compreenderam o Tratado de Tordesilhas. A aprendizagem foi construída, coletivamente, em diferentes momentos. Em debates, conceituaram a importância dos acordos sociais. Já em palestra, visualizaram o contexto histórico da aliança. Fora da sala de aula, no entanto, a prática se tornou mais significativa. “Fomos a cidade de Laguna, em busca de respostas para as curiosidades dos alunos”, relata a educadora.

Fotos: Dani Soares

A turma integra o projeto-piloto do Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que prevê romper os limites da escola e estimular uma formação autônoma e crítica. “A atividade envolveu e motivou os alunos, desenvolvendo a autonomia e o protagonismo no momento de fazer perguntas e registros”, destaca Sabrina.

Os primeiros resultados do programa serão apresentados na próxima quinta-feira, dia 7, às 14 horas, em Mostra de Projetos no Cine Teatro Itália do Bairro da Juventude. O evento será conduzido pelos próprios educandos, que prepararam atrações especiais. “Muito nos alegra ver os frutos desse trabalho. Buscamos desenvolver cidadãos mais cooperativos e atuantes, capazes de se posicionar na sociedade”, enaltece Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

Em Criciúma, o projeto-piloto compreende três turmas de quarto ano, tendo a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) como assessora pedagógica. A União Faz a Vida surgiu, há 23 anos, com o intuito de difundir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo. A proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). Desde então, mais de 200 municípios já implantaram a iniciativa.

Fotos: Dani Soares

Colaboração: Daniela Soares – Assessora de Comunicação e Marketing – Sicredi Sul

Notícias Relacionadas

Inscrições abertas para os cursos do Bairro da Juventude

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

“Qual Vai Ser?” mobiliza jovens para a reflexão sobre escolhas

Sicredi apoia programa de potencialização de startups com foco no agro

Por meio do Intensive Connection, realizado pelo AgTech Garage, hub de inovação, serão selecionadas oito startups ligadas ao agronegócio para construção de parcerias e desenvolvimento de soluções que possam auxiliar o homem no campo