Geral

Programas de coparticipação agilizam pavimentação de ruas em Criciúma

Administração Municipal tem recursos garantidos para pavimentar 195 ruas até dezembro, por meios próprios ou através de parceria com comunidades

Fotos: Arquivo Decom

Moradores dos bairros Nossa Senhora da Salete e Jardim Maristela, em Criciúma, foram contemplados com a conclusão da pavimentação asfáltica de 16 ruas nos últimos dias. Comunidade e Administração Municipal inauguram a obra neste domingo (15), a partir das 9h30. No total, foram mais de três quilômetros de asfalto.

A obra, no valor de R$ 1,1 milhão, foi executada com recursos do município e vai beneficiar moradores de regiões próximas à Via Rápida, que passaram a vivenciar as consequências do aumento no fluxo de veículos.

A Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana oferece também oportunidade de coparticipação na pavimentação de ruas. Essa foi uma medida adotada a partir deste ano para driblar a burocracia e acelerar o processo de melhoria nas ruas da cidade.

São três os programas oferecidos. A parceria para pavimentação com lajotas foi realizada pela primeira vez na rua Divo Rodrigues Cardoso, no bairro Archimedes Naspolini. Inaugurada em fevereiro deste ano, a obra foi executada por uma empresa contratada pelos moradores, enquanto o município ficou responsável por fornecer os materiais.

Fotos: Arquivo Decom

A partir do projeto piloto, seis vias já foram contempladas por meio de parceria nesse formato. Até o fim do ano, a expectativa é ter pavimentado com lajotas 22 ruas.

O segundo programa de pavimentação abrange locais onde há terrenos públicos não utilizados. Em audiência pública os moradores podem optar pela venda do terreno por meio de leilão, conforme a Lei Municipal nº 6.847/17. O valor da venda é revertido em pavimentação de ruas na localidade. Nesses moldes, a prefeitura está executando, até o momento, 24 ruas.

Há também as obras realizadas com verba provenientes de emenda parlamentar, quando recursos do Governo do Estado e Governo Federal são destinados a melhorias na mobilidade urbana. O município já tem recursos garantidos para pavimentar 195 ruas até dezembro.

Usina de asfalto

Inaugurada em novembro do ano passado, a Usina de Asfalto gera economia de 40% ao mês para os cofres públicos, produzindo 40 toneladas de asfalto por hora. Além de gerar material para novas pavimentações, a produção auxilia nas operações tapa-buraco e recuperação de trechos.

Colaboração: Guilherme Nuernberg – Decom Prefeitura de Criciúma

 

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Polícia Civil apresenta dados positivos na repressão de roubos em Criciúma com prisões realizadas e criminosos identificados

Comparado com 2018, os dados indicam redução de roubos com uso de arma de fogo, roubos em residência e roubos com mais de três autores, com estabilização da quantidade de roubos gerais.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.