Geral

Programas permitem que cegos naveguem na internet

Curso oferecido pela Adore capacita profissionais de Orleans, Braço do Norte e Pedras Grandes que trabalham diretamente com deficientes visuais.

Foto: Imprensa Adore

Foto: Imprensa Adore

Em busca de ampliar seus conhecimentos e melhorar seus atendimentos, professores que trabalham diretamente com alunos deficientes visuais iniciaram nessa quinta-feira (14), um curso de informática de programa de voz. Oferecido pela Associação de Deficientes de Orleans e Região (Adore), o projeto contempla profissionais de Orleans, Braço do Norte e Pedras Grandes.

O objetivo, segundo o responsável pelas aulas e vice-presidente da entidade, Airton Galvão, é repassar informações sobre os softwares dosvox, jaws e nvda que permite que o cego leia, escreva e navegue na internet. “Além de conhecimento próprio, através dessas aulas os professores são preparados para transmitir o aprendizado aos seus alunos dentro do ensino regular”, ressalta Galvão.

A professora Alcionir Farias trabalha em salas multifuncionais de Braço do Norte e atende 28 alunos. Em cinco anos trabalhando com crianças especiais, ela está sempre em busca de conhecimento. “Além deste curso, iniciei ainda nesse ano o curso de Braille, tudo isso para contribuir na vida dos meus alunos”, conta.

No primeiro momento as aulas serão ministradas apenas para os professores, mas futuramente pretende-se dar oportunidade para os próprios deficientes visuais. O período do curso ainda segundo Galvão é indeterminado, pois será de acordo com o rendimento de cada um. Esta é uma parceria da Adore e Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille (Nappb) e, conta ainda com a participação do Rotary Club de Orleans que doou um computador à entidade para que as aulas pudessem ser realizadas.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Adore

Notícias Relacionadas

Lepo viajou: veja a provável escalação do Criciúma contra o Ceará

Tigre joga nesta quinta-feira (8), às 19h30, no Castelão, pela 32ª rodada da Série B.

Festas de Outubro terão cerco contra motoristas alcoolizados nas rodovias de SC

Operação da PRF começa nesta sexta-feira (9), com fiscalização reforçada na BR-470 e na BR-101; feriadão deve concentrar o maior movimento.

Anjo Tintas confirma 17 atendimentos após incêndio na Vila Macarini, em Criciúma

Trabalhador envolvido no acidente com caminhão-tanque permanece hospitalizado, com quadro estável; integrantes da brigada foram liberados e retornaram ao trabalho.

Ex-técnico do Criciúma, Petkovic é citado em denúncia de compra de diploma falso

O sérvio comandou o Criciúma em 2015, e aparece entre outros nomes do futebol citados na denúncia de compra de licenças falsas de treinador.