A busca pelo Conhecimento

Projeto 596: O primeiro teste nuclear chinês

A explosão ocorreu às 07h00 do dia 16 de outubro de 1964, no campo de testes de Lop Nur, e teve um rendimento de 22 quilotons

Foto: Max Smith/wiki commons

Em 16 de outubro de 1964, a China realizou um feito que surpreendeu muitos países: a detonação de seu primeiro teste nuclear, de codinome 596, também conhecido como Projeto 596. A bomba era um dispositivo de fissão por implosão, utilizando urânio-235 como material físsil. A explosão ocorreu às 07h00 do dia 16 de outubro de 1964, no campo de testes de Lop Nur, e teve um rendimento de 22 quilotons.

O país havia iniciado seus estudos e o desenvolvimento de armas nucleares no começo da década de 1950, motivado pela convicção do então presidente de que, sem uma arma atômica, a China não seria “levada a sério” e permaneceria vulnerável a ameaças nucleares, como as dos Estados Unidos. Vale destacar que a União Soviética colaborou inicialmente com o programa, fornecendo geradores e processadores de urânio. No entanto, após o rompimento das relações bilaterais, a China prosseguiu com o projeto de forma independente.

A escolha pelo urânio se deu por ser mais fácil de enriquecer do que produzir plutônio. Essa bomba integrava o programa denominado “Duas Bombas, Um Satélite”. Seu rendimento era comparável ao da bomba nuclear RDS-1, detonada pela União Soviética em 1949, e à Fat Man, responsável pela destruição da cidade de Nagasaki, no Japão, ao final da Segunda Guerra Mundial.

Com esse teste, a China se consolidou como a quinta potência nuclear do planeta. Nas décadas seguintes, o país realizaria outros testes, totalizando aproximadamente 45 entre os anos de 1964 e 1996.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. 596 (teste nuclear) Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/596_(teste_nuclear) Acesso em 16 out. 2025

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia em 116% as exportações de carne suína para a China

No ano passado, o Estado teve o melhor desempenho da história na exportação de carnes.

Projeto “São Ludgero 100% Esgoto Sanitário Tratado” será apresentado na China

Santa Catarina amplia exportação de carne suína para a China

O país já responde por 57% de todo o faturamento catarinense com as exportações de carne suína em 2019.

Seleção feminina goleia China na estreia do Brasil na Olímpiada

Próximo duelo da equipe será no sábado (24), às 8h, contra a Holanda.