Turismo

Projeto abrange turismo nas cidades da Amurel

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Com foco em dois setores que têm atraído turistas para algumas cidades de Santa Catarina, foi elaborado um projeto de lei que cria a Rota das Estâncias Termais e Climáticas. O projeto, de autoria do deputado estadual Gean Loureiro (PMDB), abrangerá municípios da Amurel.

A Rota das Estâncias Termais e Climáticas tem por objetivo incentivar o desenvolvimento econômico, turístico, cultural e medicinal, bem como gerar emprego e renda, estimular a promoção de eventos e promover e incentivar estudos científicos das águas termais. 

Na região, o projeto irá abranger as cidades de Tubarão, Gravatal, Santa Rosa de Lima e Armazém. “O projeto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e agora está na Comissão de Turismo e Meio Ambiente”, explica o autor, deputado Gean. 

A ideia surgiu após a criação da Rota das Cervejas Artesanais. “Criamos recentemente a Rota das Cervejas Artesanais, uma ideia que os cervejeiros nos cobravam e da qual acabaram tornando-se grandes parceiros. Após isso, empresários do setor das estâncias termais nos procuraram. Discutimos o tema e resolvemos criar também. Como presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, sei da importância de se fomentar o turismo no Estado através de projetos simples, mas eficazes”, avalia o deputado.

Em Santa Catarina, ressalta Gean, há pelo menos 28 cidades com águas termais já identificadas, analisadas e de alguma forma utilizadas – um potencial turístico e alternativa de tratamento de saúde a ser incentivado e explorado de forma organizada e sustentável. 

“Há ainda municípios que agregam atrativos climáticos incomuns no Brasil, como clima frio de grande intensidade, com frequente presença de neve em alguns períodos do ano. Estes ambientes são cada vez mais procurados por turistas de todo o país e exterior e com reflexos positivos nas atividades econômicas ligadas ao setor de hotelaria, gastronomia, entretenimento e lazer”, ressalta Gean, através do projeto.

Além de Tubarão, Gravatal, Santa Rosa de Lima e Armazém, a Rota das Estâncias Termais e Climáticas abrangerá Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Antônio Carlos, São Bonifácio, Alfredo Wagner, Ouro, São João do Oeste, Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos, Quilombo, Itá, Treze Tílias, Fraiburgo, Piratuba, Videira, Campos Novos, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Timbó, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio, Pomerode e Benedito Novo.

Com informações do Jornal Diário do Sul