Saúde

Projeto “Atenção ao Paciente Ostomizado” da Unesc recebe Moção de Aplauso

Foto: Mayra Lima

Foto: Mayra Lima

Os professores, alunos e envolvidos com o Projeto Atenção ao Paciente Ostomizado estiveram na reitoria nessa quarta-feira (11) para receber a homenagem da Câmara de Vereadores de Criciúma, uma Moção de Aplauso, entregue pelo vereador Paulo Ferrarezi.

“Esse projeto merece toda a nossa atenção, é um trabalho que tem auxiliado a comunidade em questões que geralmente não são debatidas. Muitas vezes essas pessoas são descriminadas injustamente, e a Unesc tem auxiliado por meio de um trabalho muito bem desenvolvido. Nosso próximo passo é adaptar os banheiros públicos para que essas pessoas possam ter o direito de se higienizar da forma correta”, comenta Ferrarezi.  

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, afirma que esse é o papel de uma Universidade Comunitária. “Todo o valor que arrecadamos por meio da Instituição é devolvido para a comunidade por meio de projetos como esse. Nosso principal foco é melhorar a qualidade de vida da sociedade e o trabalho realizado junto aos ostomizados tem mudado vidas”, ressalta.

A professora Mágada Tessman, uma das coordenadoras do projeto, comenta que momentos como esse mostram que vale a pena investir na extensão. “Estamos melhorando a vida das pessoas, atingindo a comunidade de forma positiva e isso só é possível ser realizado por conta da extrema preocupação da Universidade com a comunidade”.

Dentro do projeto são realizadas reuniões, que buscam estimular os participantes e seus familiares a seguir em frente sem nenhum tipo de medo ou preconceito.  A presidente do grupo, Marlene Ávila de Souza, comenta que a busca pelos direitos dos ostomizados é uma luta antiga. “Nós, com a ajuda de toda a equipe da Unesc, estamos em busca de nossos direitos e hoje me sinto emocionada em fazer parte desse próximo passo”, explica.

Ostomizados são pessoas que sofreram uma intervenção cirúrgica, em que se forma uma comunicação entre um órgão interno com o meio externo. São pessoas de diferentes idades que participam do projeto, trocam experiências e fazem dinâmicas organizadas por estudantes e professores.

O projeto ocorre por meio do curso de Enfermagem em parceira com a Asscro (Associação de Ostomizados de Criciúma) e os cursos da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), coordenado pelas professoras de Enfermagem Mágada Tessmann Schwalm e Karina Zimmermann.

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc