Economia

Projeto Cidadania Rural debate legislação tributária para o meio rural em Lauro Müller

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lauro Müller

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lauro Müller

O município de Lauro Müller foi contemplado nesta terça-feira (24) com o seminário sobre Legislação Previdenciária e Tributária Rural, voltado a orientar sobre a aplicação correta da legislação relacionada a estes assuntos.

Participaram do encontro 240 pessoas, entre contabilistas, produtores, trabalhadores rurais, agroindústrias, cooperativas agropecuárias e servidores municipais.

O objetivo foi disseminar a legislação tributária para o meio rural, abordando a aplicabilidade do cadastro do produtor primário e bloco de notas do produtor; levar aos participantes conhecimentos referentes aos direitos que possuem ao cumprirem com as obrigações perante a previdência social para o campo e contribuir para a melhoria da condição de vida, saúde e integridade física do trabalhador no meio rural.

O seminário ocorreu no Salão Festas da Igreja Matriz. A programação iniciou às 8h30min e contemplou palestra com o servidor da Secretaria de Estado da Fazenda, Carai João de Borba, sobre cadastro de produtor primário, do técnico em atividades de arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava, sobre contribuição previdenciária rural e benefícios previdenciários e do representante do INSS Guilherme Azevedo, que abordou o segurado especial e contribuinte individual.

“Parabéns a todos que tiraram o dia de hoje para aprimorarem seus conhecimentos. Que vocês possam utilizar todos os conhecimentos adquiridos para melhorarem suas qualidades de vida e acima de tudo, exercerem sua cidadania”, disse a secretária de Assistência Social Rúbia De Bettio.

O prefeito do município, Fabrício Kusmin Alves, ao saudar os participantes realçou a importância do seminário que visou orientar as pessoas do município para um melhor entendimento sobre a legislação. “Um seminário como esse qualifica e amplia a visão de nossos produtores. Hoje o setor da agricultura é responsável pela maior movimentação econômica do município”, destacou.

O evento também contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Orleans, Natalino Bianco, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Orleans, José Carrer.

A ação faz parte do Projeto Cidadania Rural, do Senar/SC e conta com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Sindicato Rural de Orleans, Previdência Social, Governo do Estado, Epagri e Governo do Município de Lauro Müller, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lauro Müller