Geral

Projeto da Unesc orienta sobre cuidados básicos com os idosos

Prestar atendimento à saúde dos idosos nas ILP (Instituições de Longa Permanência) e capacitar cuidadores e familiares no que se refere aos cuidados básicos com os idosos. Este é o objetivo do projeto de extensão CITSAU (Cuidando da Terceira Idade com Saúde) da Unesc, que iniciou na última semana uma série de capacitações. Participam 27 cuidadores de seis instituições de Criciúma.

O projeto é realizado há quatro anos pelo curso de Psicologia e conta com a participação voluntária de professores de diversos cursos da Universidade. A capacitação é uma parceria da Unesc, com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina e a 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma. Cada reunião tem um tema, como alimentação saudável na terceira idade, prevenção de quedas e o uso racional de medicamentos. A próxima é nesta quinta-feira (5/9), às 19 horas, na sala de Grupo do curso da Psicologia, nas Clínicas Integradas. O local e horário é igual em todas as capacitações.

O projeto é aprovado em edital da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e coordenado pelas professoras Schirley dos Santos Garcia e Yara Jurema Hammen.

Cronograma

5/9 – Alteração do Envelhecimento e Síndrome de Imobilização

19/9 – Primeiros Socorros (no Laboratório de Habilidades– Bloco S)

3/10 – Higiene Bucal na Terceira Idade

17/10 – Acesso e uso Racional de Medicamentos

31/10 – Violência contra idosos

14/11 – Cuidado com o Cuidador

28/11 – Exercício Físico na Terceira idade

5/12 – Alimentação Saudável na Terceira Idade / Encerramento e entrega dos certificados

Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc