Geral

Projeto de eficiência energética da Cersul beneficiará 3,5 mil alunos

A iniciativa será referência na região e contará com uma casa eficiente construída em um contêiner, onde mostrará as formas de economia de energia.

Fotos: Divulgação/SATC

A Cersul apresentou o projeto de eficiência energética para estudantes de escolas públicas de Timbé do Sul. O lançamento, realizado na manhã desta terça-feira (20), reuniu alunos da Escola Estadual de Timbé do Sul e da Escola Municipal Frei Modesto, e contou com a presença de lideranças políticas e integrantes do Conselho da Cersul. O projeto tem a parceria da Satc e o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A iniciativa será referência na região e contará com uma casa eficiente construída em um contêiner, onde mostrará as formas de economia de energia. Durante o tempo que a casa estará no município professores e alunos estarão desenvolvendo atividades que permitirão o contato com soluções tecnológicas criativas voltadas para eficiência energética em suas residências. Também receberão material didático e o acompanhamento da equipe de profissionais da Satc.

A pequena Ana Luiza Matsdorf, 9 anos, sabe bem que é importante tomar um banho rápido. “Foi minha mãe que ensinou”, disse. Ana Luiza é aluna da Escola Frei Modesto, de Timbé do Sul, e junto com sua turma conheceu detalhes do projeto. “Eu quero entender como funciona o ar-condicionado”, contou a estudante.

Fotos: Divulgação/SATC

Com a iniciativa, a Cersul levará educação sobre o uso correto de energia a 3,5 mil alunos da rede pública e mais 200 professores. A casa contêiner foi preparada especialmente para receber as turmas de 22 escolas dos municípios de Timbé do Sul, Meleiro, Ermo, Morro Grande e Turvo, onde a cooperativa atua.

“A Cersul tem como essência praticar os princípios e valores do cooperativismo e, juntamente com nossa diretoria, faz tempo que pensávamos em um projeto deste porte, que tivesse como base a educação e conscientização, e que envolvesse alunos, educadores e a comunidade. A casa é o espaço para fazer as experiências, aprender mais. Queremos que cada aluno leve esse conhecimento para os pais, tios e vizinhos”, ressaltou o presidente da Cersul Everton Aldir Schmidt.

Fotos: Divulgação/SATC

Essas experiências serão realizadas na casa contêiner, espaço preparado para receber os alunos e professores. “A energia mais cara é a energia desperdiçada, por isso é importante aprender desde pequeno a economizar”, afirmou o diretor da Satc Carlos Antônio Ferreira.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Satc 

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Governador Carlos Moisés autoriza edital para projeto de construção de ponte que liga Laguna à SC-100

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas