Geral

Projeto de Eficiência Energética leva conscientização para estudantes

Parceria entre UniSatc com a empresa Força e Luz João Cesa, de Siderópolis vai impactar mais de 2.700 pessoas

Foto: SATC

Com o foco em conscientizar estudantes sobre o uso responsável de energia o Centro Universitário UniSatc e a empresa Força e Luz João Cesa, de Siderópolis desenvolveram um projeto educacional focado em eficiência energética dentro de casa. O Projeto de Eficiência Energética ANEEL oferece aos alunos do 1º ao 9º ano, os conceitos fundamentais de energia e suas formas de conservação em casa.

O projeto teve início em 2023 com a construção da casa eficiente para a visita dos estudantes. Na última semana, 45 estudantes e professores da escola EEB José do Patrocínio foram os primeiros a conhecer o conceito da casa e aprender mais sobre como o uso consciente de energia ajuda o planeta. As orientações sobre o uso da energia são de responsabilidade dos alunos e professores do curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, garantindo que os alunos recebam informações precisas e relevantes de maneira acessível e envolvente.

“Por meio de atividades lúdicas e de um jogo, eles tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais a respeito de formas de se economizar energia elétrica numa residência”, conta o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, André Abelardo Tavares.

Esta foi a primeira visita de uma série de visitas que ocorrerão neste ano totalizando aproximadamente 900 alunos e professores participantes diretamente do projeto. Ao todo, serão 15 meses de visitas, que irão impactar mais de 2.700 pessoas.

“É importante adotar práticas que visem não apenas a economia de energia, mas também o uso responsável dos recursos naturais envolvidos no processo de sua geração. O uso consciente da energia contribui não apenas para a redução das contas de energia, mas também para a preservação dos recursos naturais e a mitigação dos impactos ambientais associados à sua geração”, ressalta o coordenador.

A visita foi conduzida pelos acadêmicos João Luiz Rosso, Gabriela Frasson, Karolyne Vicente e a professora Franciele Ronchi, além do coordenador André Abelardo Tavares.

Notícias Relacionadas

Chuva intensa em SC: Defesa Civil alerta para risco de alagamentos nos próximos 5 dias

A previsão de chuva forte e persistente nos próximos dias afeta principalmente as áreas litorâneas de Santa Catarina

Corredor Ecológico da Serra Geral pode afetar prática agrícola na região

Alerta foi feito pelo advogado e geógrafo Eduardo Bastos Moreira Lima.

Integrantes de organização criminosa são presos por mutilar brutalmente os dedos de uma mulher em Tubarão

A agressão, que foi filmada pelos criminosos, foi motivada por dívida de drogas.

Corpo de Bombeiros de Lauro Müller combate incêndio em caminhão

Havia outros caminhões próximos e, felizmente, colaboradores da empresa conseguiram controlar as chamas até a chegada dos profissionais