Geral

Projeto de equoterapia da Apae de Cocal do Sul em fase de conclusão

Foto: Kênia Pacheco

Foto: Kênia Pacheco

Para relatar detalhes do andamento da execução do projeto do Centro de Equoterapia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Cocal do Sul, integrantes da direção da escola visitaram na tarde dessa quarta-feira (11), o deputado estadual, Valmir Comin, em Florianópolis.

O grupo composto pelo presidente Aldoir Périco, a vereadora Roseni Cittadin (Nega), a diretora Rosiclei Prior Viola e Valdecir Sangaletti, membro da diretoria, aproveitou a oportunidade para agradecer ao parlamentar, que conseguiu garantir a viabilização de recursos para a obra.

De acordo com a diretora, Rosiclei Prior Viola, a estrutura está praticamente pronta, faltando apenas a construção das baias. A inauguração ainda sem data oficial, deve acontecer no fim do mês de abril. "Nós viemos agradecer ao deputado pelo apoio que nos deu. Tudo é tão difícil sem a ajuda das pessoas. Não podemos deixar de enaltecer quando alguém defende a causa", disse ela.

Para o deputado, a obra vai interferir de maneira muito positiva na qualidade de vida das pessoas que utilizarão o serviço. "A equoterapia será mais um apoio para contribuir diretamente na ampliação de superações dos alunos. Viabilizar um projeto como este é sensacional. Além da melhora do condicionamento físico, tem a auto estima que será mudada com certeza. Só apreciar um simples sorriso de cada um em cima de um cavalo nesta terapia já me faz ter a certeza de que valeu a pena ter entrado nesta luta", disse o parlamentar.   

A escola atende atualmente 105 alunos matriculados e 51 recebem tratamento clínico especializado. Conforme a diretora, destes, em média 60 já estão com atestado de necessidade de equoterapia no tratamento.

Colaboração: Kênia Pacheco