Educação

Projeto de Extensão ensina primeiros socorros a estudantes

Idealizado pelo professor e coordenador do curso de enfermagem Lucas Corrêa Preis, o projeto foi executado por 37 alunas do curso de graduação em Enfermagem

Divulgação

Um projeto de Extensão do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) ensinou, em 2023, cerca de 270 estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental as Noções de Primeiros Socorros. Intitulado “Primeiros Socorros na Comunidade: Educando para Salvar Vidas”, o projeto atendeu alunos de escolas dos municípios de Orleans, Lauro Müller, Braço do Norte e Armazém.

Idealizado pelo professor e coordenador do curso de enfermagem Lucas Corrêa Preis, o projeto foi executado por 37 alunas do curso de graduação em Enfermagem, sob a coordenação da professora Patrícia Cabral. Conforme a professora, que também é enfermeira e médica veterinária, os participantes se mostraram bastante empolgados em aprender e ficavam atentos às atividades demonstradas. “O uso de manequins para as atividades de educação em saúde despertou ainda mais o interesse e vontade de executar as manobras aprendidas pelos alunos”, comentou.

As ações foram centradas em esclarecer os estudantes sobre primeiros socorros em cuidados com queimaduras, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, desmaios, crises convulsivas, verificação de sinais vitais (FC, FR), cortes e sangramentos, e ainda os telefones de contato em casos de emergência, como o SAMU e Corpo de Bombeiros.

Segundo a professora, o projeto traz contribuições sociais, como a capacitação dos estudantes sobre procedimentos cruciais em emergências. “Isso põe a comunidade numa condição de mais preparo para lidar com acidentes e situações críticas, além de conscientizar sobre responsabilidade coletiva na promoção da saúde e segurança coletiva e individual”, afirma.

Notícias Relacionadas

Colégio Satc lança “Reserva de Vagas para 2025”

A iniciativa foi criada para atender à demanda crescente e valorizar as famílias

Última etapa Copa 60 anos Coopercocal de Bocha de Cancha

ACIO lança concurso “Slogan de Ouro” e premiará o vencedor

O autor da frase mais criativa receberá vouchers para capacitações, cesta de café e itens como mochila, caneca, mousepad e entre outros.

Incêndio provoca estragos em padaria de Criciúma

O fogo iniciou em uma fritadeira elétrica