Geral

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados

Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL

Projeto de lei em debate na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) proíbe que bancos e empresas comercializem empréstimos para idosos por telefone e internet, permitindo apenas a negociação com a presença deles.

Segundo o autor da proposta, deputado Ulisses Gabriel, que também é delegado, muitos idosos acabam caindo em golpes e ficam endividados por anos. Ele acrescenta ainda que, em outros casos, a pessoa paga juros muitos maiores do que o praticado no mercado.

“A minha experiência como delegado permite observar que muitos idosos têm sido vítimas de estelionato, praticado, muitas vezes, pelos próprios parentes. Essas pessoas usam os cartões bancários dos aposentados e fazem o empréstimo, por telefone ou no banco, e sem o conhecimento dos avós ou pais”, destaca Ulisses.

No ano passado, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) instaurou inquérito contra 10 instituições bancárias por indícios de irregularidades na oferta de empréstimos consignados. Conforme o órgão do governo federal, os bancos podem ser multados por “exploração da hipervulnerabilidade do idoso”. O departamento também investiga a exposição de dados pessoais, já que parte das ofertas foram realizadas por telefone.

“O atendimento presencial e exclusivo é imprescindível para que a pessoa possa compreender com segurança as condições de pagamento, evitando crimes e o endividamento”, explica Ulisses, acrescentando que “dívidas causam consequências devastadoras no orçamento de muitas famílias”.

Caso a proposta seja aprovada em Santa Catarina, a instituição que comercializar empréstimos por telefone, internet ou sem a presença de idosos será multada.

Com informações da Agência Alesc

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Royalties do petróleo: STF reconhece que IBGE usou critérios ilegais para traçar a projeção marítima da costa de SC

Desde a década de 1990, diferentes procuradores do Estado atuaram no processo, além de servidores da própria PGE e de outros órgãos públicos estaduais, o que evidencia um trabalho coletivo que vai beneficiar todos os catarinenses.

Centro de Convivência: Siderópolis terá novo espaço para receber crianças, jovens, adultos e idosos

O local receberá grupos que integram o serviço de convivência, que totalizam 326 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Coronavírus em SC: Governador planeja retomada gradativa da atividade econômica e projeta 713 novos leitos de UTI

O objetivo é adequar as medidas de isolamento à necessidade dos catarinenses com segurança.