Geral

Projeto de lei exige monitoramento no serviço de tosa e banho dos pet shops em Santa Catarina

O Projeto de Lei foi protocolado pelo deputado Luiz Fernando Vampiro, PMDB, na Assembleia Legislativa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, PMDB, protocolou o projeto de lei 1321/2016, que obriga a instalação de câmeras de monitoramento nos serviços de tosa e banho dos pet shops de Santa Catarina.

Segundo o parlamentar, o objetivo é dar transparência nos serviços prestados e segurança aos proprietários dos animais. “É uma forma de garantir uma relação de confiança entre o dono do animal com o estabelecimento comercial, coibindo qualquer suspeita de maus-tratos”, comenta.

No projeto, as instalações do sistema de câmeras precisam estar conectadas à internet para permitir o acompanhamento dos procedimentos de banho e tosa nos estabelecimentos pelos clientes.

As gravações devem ficar armazenadas pelo prazo de, no mínimo, seis meses. “Os animais são vistos como membros da família pelos proprietários e merecem o devido respeito”, salienta o deputado Vampiro.

O descumprimento das normas sujeitará o infrator às sanções que variam de advertência na primeira notificação, e multa de R$ 2 mil por infração no caso de reincidência.

O projeto segue para tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa. Se for aprovado em plenário, o prazo para adaptação dos pet shops é de um ano a partir da publicação da lei.

Colaboração: Filipe Casagrande – Assessoria de Imprensa Dep. Luiz Fernando Vampiro