Geral

Projeto de lei quer acabar com aulas obrigatórias em autoescolas para tirar CNH

Justificativa da proposta está no custo para obter o documento que chega a R$ 3 mil na maioria dos estados

Divulgação

Um projeto de lei que prevê o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), foi entregue à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) neste mês de maio. A proposta 6485/2019, da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), é voltada para as categorias A e B e está em análise no Senado Federal desde 2019.

A ideia do projeto é manter provas teóricas e práticas sem que os futuros motoristas precisem frequentar aulas preparatórias. Dessa forma, conforme informou o Auto Esporte, os alunos podem se preparar individualmente ou com instrutores independentes e credenciados pelos Detrans de cada estado. A justificativa do projeto está no custo para obter o documento.

“É inegável que o custo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é impeditivo para grande parte da população. Esse custo é composto principalmente por dois fatores: as taxas cobradas pelos Departamentos de Trânsito Estaduais (Detrans) e o preço cobrado por autoescolas para a realização de Curso Teórico-técnico e de Prática de Direção Veicular”, diz o texto.

Segundo a senadora, na maioria dos estados brasileiros o valor da carteira de habilitação pode chegar a R$ 3 mil.

“Cerca de 80% do custo total se refere à obrigatoriedade de frequentar aulas teóricas e práticas em autoescolas. Esse gasto, na maioria das vezes, é inviável para a maioria das famílias mais pobres em todo o país. Por isso, a proposta em epígrafe desobriga que o candidato à obtenção da CNH frequente autoescolas, seja para formação teórica ou prática”, menciona o projeto.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Pesquisa inédita de geração de energia tem bons resultados em Santa Catarina

Estudo desenvolvido no Sul do Estado busca tecnologia viável economicamente para realizar a captura de dióxido de carbono em indústrias de geração de energia a base de carvão

Morte de duas crianças em condomínio de Criciúma é investigada

Equipes da Vigilância Sanitária encontraram fezes de rato e barata em duas caixa d'águas próximas ao local

Ciclista é atropelado por motorista em fuga que transportava 211 kg de droga em SC

Segundo informações da PRF, o motorista foi preso; o caso aconteceu em Joinville, no Norte do estado

SC tem mínima abaixo de -3ºC e geada no 1º dia de julho

Em Bom Jardim da Serra, às 6h os termômetros marcaram -3,41ºC. Em São Joaquim, a míníma foi de -3,2ºC na localidade do Vale do Caminhos da Neve.