Geral

Projeto de Lei visa proibir inauguração de obras públicas inacabadas, em Orleans

A iniciativa é de autoria do vereador Murilo Hoffmann (NOVO) e visa evitar a utilização de inaugurações para fins meramente políticos.

Foto: Divulgação

A proibição da inauguração de obras públicas inacabadas ou que não estejam aptas a cumprir sua finalidade, em Orleans, será discutida na Câmara de Vereadores em 2025. A iniciativa é fruto do Projeto de Lei Legislativo nº 1/2025, de autoria do vereador Murilo Hoffmann (NOVO), protocolado na última sexta-feira, dia 31.

Segundo ele, a proposta busca promover maior transparência, responsabilidade e eficiência na gestão pública municipal. A intenção é vedar a realização de qualquer tipo de solenidade, cerimônia ou ato de inauguração de obras públicas que não estejam completamente finalizadas ou que não apresentem condições de funcionamento imediato. A medida inclui construções, reformas, recuperações e ampliações de responsabilidade da Administração Municipal.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

O projeto também determina que, antes de qualquer inauguração, o responsável técnico e o gestor do órgão executor da obra devem atestar, por escrito, que a infraestrutura está em condições seguras e pronta para uso, sob pena de responsabilidade administrativa. Na justificativa, o autor da proposta destaca que o objetivo é evitar a utilização de inaugurações para fins meramente políticos, promovendo um compromisso real com o atendimento às necessidades da população.

Em seu perfil no Instagram, o vereador divulgou, neste domingo, dia 2, um vídeo gravado na ponte situada na comunidade de Brusque do Sul, que consta com placa de inauguração com data de 30 de dezembro de 2024, mas que segue inacabada. “Obras públicas incompletas ou inoperantes não beneficiam a sociedade e podem gerar prejuízos. Esta lei é uma forma de assegurar que os recursos públicos sejam usados de forma eficiente e transparente”, argumenta o Murilo Hoffmann.

Notícias Relacionadas

Morador de Turvo é investigado por armazenar material de abuso sexual infantil

Mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta sexta-feira (16), durante a Operação Mariposa III; dispositivos serão periciados.

Criciúma tem dúvidas para enfrentar o São Bernardo

Nicolas e Otero apresentam desgaste, e Louzer avalia alternativas para o duelo de domingo, fora de casa, pela 34ª rodada da Série B.

Senado aprova ENAMED obrigatório para o exercício da medicina

Medida provisória institui três provas ao longo do curso de medicina e condiciona o registro profissional ao desempenho do estudante; texto segue agora para sanção da presidência da República.

Deslizamento deixa terra na pista e afeta trânsito na Serra do Rio do Rastro

Máquinas fizeram a limpeza da SC-390 por volta das 7h desta sexta-feira (16), em Lauro Müller; pista já está liberada.