Geral

Projeto de preservação do Morro do Céu terá continuidade

Parque Natural Municipal Morro do Céu que consiste no cercamento de mais de 80 hectares de mata virgem, bem no centro da cidade

O projeto de preservação do Parque Natural Municipal Morro do Céu que consiste no cercamento de mais de 80 hectares de mata virgem, bem no centro da cidade, terá continuidade nos próximos dias. Uma reunião entre o prefeito Itamar da Silva e o presidente da Famcri, Salésio Nolla serviu para dar prioridade ao assunto.

Conforme o prefeito, o próximo passo é a busca de recursos para o investimento em telas de proteção, que precisam ser de mais 2,5 metros de altura. A necessidade apontada pelos técnicos, segundo Itamar, é da aquisição de 4,5 mil metros de tela. O valor estimado é de R$ 170 mil reais.

O presidente da Famcri conta que desde 2010, o parque está cadastrado no Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC) para poder obter recursos do Governo Federal. “Trata-se de um local repleto de mata virgem, que já é decretado pelo Município como área de conservação. Precisamos trabalhar para que ela não seja alvo de corte de árvores, ação de vândalos e até mesmo invasões”, explicou Nolla.

Itamar da Silva disse que conhece os caminhos para buscar recursos e pretende fazer isso ainda enquanto é prefeito até o mês de março. “Estamos tentando agendar uma audiência com o Ministro do Meio Ambiente para levar o projeto ao conhecimento dele. Sabemos que são muitas as formas de tratar da seguridade destas áreas e não vamos poupar esforços”, garantiu.

Ele conta que no fim de 2012, uma primeira etapa de trabalho foi executada pelo Governo do Município, em parceria com a Famcri, por meio de uma equipe de topografia que demarcou as áreas que precisam ser cercadas. “Aquele parque é o pulmão verde da nossa cidade e vai ajudar a promover oxigênio para toda a região nas próximas décadas. Daqui 50 ou 100 anos, as pessoas vão nos agradecer pela preservação do espaço”, pontuou Itamar.

O parque foi criado em agosto de 2008 e é aberto a visitações. Trata-se de uma unidade de conservação de proteção ambiental, localizada na área central da cidade, no bairro Comerciário, que é utilizado para realização de pesquisas científicas, desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação.

Kênia Pacheco/Decom Prefeitura de Criciúma