Poder Executivo

Projeto de ressocialização beneficia comunidade com limpeza urbana de Içara

Projeto de ressocialização beneficia comunidade com limpeza urbana de Içara

Foto: Tânia Giusti / Comunicação Prefeitura de Içara

A partir desta segunda-feira (10), os apenados que fazem parte do regime semiaberto do Presidio Santa Augusta passam a auxiliar na mão de obra de limpeza do município. A iniciativa de ressocialização ocorre pelo convênio celebrado com o Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania.

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Arnaldo Lodetti Júnior, 15 detentos, sendo dez homens e cinco mulheres, fazem a limpeza das ruas, calçadas e meios-fios da cidade “O grupo é acompanhado por um agente penitenciário. Das 7h às 11h45min e das 13h às 16h30min eles realizarão a limpeza. As regras para estarem nas ruas são as mesmas de dentro da unidade prisional. Pedimos a população que não converse e interaja com os mesmos, pois essa foi a orientação solicitada pela justiça”, explica o secretário.

O sistema de ressocialização adotado por Içara é o mesmo da cidade de São Cristóvão do Sul, no Oeste do Estado. O prefeito Murialdo Canto Gastaldon conheceu pessoalmente o projeto, antes da implantação no município. “O salário mínimo que será pago ao Estado pela Administração, tem uma repartição: 25% é destinado ao Governo (para a manutenção do apenado no sistema prisional), 25% à família do detento, 25%, dependendo da decisão judicial, vai para a família/estabelecimento que foi causado dano moral e , 25% vai para o detento, tendo uma pequena poupança, onde não precisará retornar ao crime para buscar a sua renda, a partir do momento que alcançar a liberdade”, destacou.

O Município paga o salário mínimo nacional por mês e fornece os equipamentos de proteção individual. A alimentação, uniforme e o acompanhamento dos detentos na cidade são de responsabilidade da Secretaria de Justiça.

Colaboração: Tânia Giusti / Comunicação Prefeitura de Içara

Notícias Relacionadas

Coronavírus: destinação do MPT vai financiar máscaras para detentos de SC

O valor do investimento, R$ 19.250,00, é parte de uma destinação de R$ 50.000,00 feita pelo MPT-SC ao Conselho da Comunidade na Execução Penal da Capital

Gaeco deflagra Operação Regresso no planalto serrano

Operação apura irregularidades no trabalho externo de detentos da Comarca de Lages.

Detentos fogem do presídio regional de Tubarão

Agentes penitenciários e a Polícia Militar realizaram buscas na mata e nos bairros vizinhos, mas ninguém foi encontrado.

Advogados, policiais penais e detentos são condenados em operação sobre regalias a presos em SC

Somadas, as penas dos 30 réus chegam a mais de 400 anos de prisão. Sentença ocorre sete anos após Operação Regalia, que investigou os crimes.