Trânsito

Projeto de revitalização da área central de Içara é apresentado à CDL

Uma das novidades na execução do projeto é a construção de estrutura coberta na Rua Duque de Caxias.

Foto: Tânia Giusti

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, apresentou esta semana o projeto inicial de revitalização da região central de Içara aos membros da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL.

De acordo com o secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti Junior, o projeto compreende um conjunto de obras que vão da SC-445 até a Rua Vitória, e da Rua sete de setembro até a SC-445. “Teremos troca de arborização, além de revitalização das calçadas nas margens do trilho. Estão previstas ainda pavimentações, reconstituição de paisagismo e revitalização de praças”, informou.

“Os projetos estão em fase de finalização, mas ainda estamos abertos à comunidade, caso tenha alguma dúvida ou queria acrescentar algo”, acrescenta o arquiteto Vitor Rovaris Gomes.

O valor é orçado em aproximadamente R$ 2,7 milhão. Para que a versão final do projeto seja aprovada, em outubro, em data que será divulgada posteriormente, o mesmo será apresentado à população. E após análise, será feita a licitação. “A ideia é fazer a cidade acolhedora, em que as pessoas gostem de transitar. Nós queremos ouvir todas as sugestões que possam melhorar o projeto”, destacou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Foto: Tânia Giusti

Rua coberta

Uma das novidades na execução do projeto é a revitalização total das Ruas Marcos Rovaris e Praça da Matriz São Donato, incluindo a construção de uma estrutura coberta na Rua Duque de Caxias, fornecendo espaço para atividades culturais, festivas e gastronômicas. Diversas ruas serão repavimentadas com massa asfáltica. Já a Rua Henrique será interinamente revitalizada nos moldes da Rua Marcos Rovaris.

Além da revitalização, alguns empreendimentos que se instalarão no entorno da região central, terão como medida compensatória, a responsabilidade de construção de três bacias de contenção como forma de evitar as cheias ao longo da Avenida Procópio Lima. “Serão realizados serviços de drenagem da esquina da Procópio Lima com a Marcos Rovaris, onde será feita uma caixa de conexão”, conclui o secretário. Após os trâmites burocráticos, a expectativa é de que as obras sejam iniciadas em janeiro de 2019.

Colaboração: Tânia Giusti / Comunicação Prefeitura de Içara

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Estacionamento e obra parada são alvos de protesto em Laguna

Projeto de futuro loteamento pode render até R$ 35 milhões ao josefinos em Orleans

Decreto de utilidade pública expedido pela prefeitura pretende impedir possível especulação imobiliária de área estratégica. A intenção é adquirir o local para investimentos em educação, cultura, esporte e lazer

Prefeitura de Braço do Norte lança Ô de casa!, projeto que aproximará a população da administração municipal

Ao todo serão 10 encontros, que contemplará todos os bairros e comunidades braçonortenses.