Geral

Projeto de transporte de pacientes por aplicativo desenvolvido em Criciúma é destaque nacional

Iniciativa da Secretaria de Saúde e desenvolvida pela Diretoria de TI, foi case de sucesso no 4CIOSul nesse fim de semana

Divulgação

O serviço de transporte de pacientes por meio de aplicativo da Prefeitura de Criciúma foi reconhecido como case de sucesso, em premiação realizada pelo 4CIO SUL, realizado pela It4CIO, que contempla instituições públicas e privadas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento aconteceu em Florianópolis, entre os dias 5 e 7 de novembro.

“Recebemos o convite para participar desse evento com muito entusiasmo pelo reconhecimento que dá à Criciúma, sendo referência em inovação. Mas voltar para casa com a premiação é gratificante, e demonstra a sinergia da atual gestão pública de Criciúma, nesse caso, uma parceria entre Diretoria de TI e Secretaria de Saúde do Município sempre em prol dos criciumenses”, ressaltou o Diretor de TI, Tiago Pavan.

Sobre o projeto

Iniciado em 15 de junho do ano passado, o projeto Transporte por Aplicativo é gerenciado e operacionalizado pela Central de Transportes da Secretaria de Saúde do Município. Com o objetivo de proporcionar mais segurança e bem-estar para pacientes em tratamento de hemodiálise, radioterapia e quimioterapia, o projeto já contabilizou até hoje, mais de 44 mil viagens e beneficiou mais de 560 pacientes. Em média, foram 400 mil quilômetros rodados desde o início das operações.

“O Governo do Município tem trabalhado de forma integrativa, e, nesse projeto, não foi diferente. União de esforços que trouxe bons resultados não só em economia aos cofres públicos, mas, principalmente, em humanização no atendimento dos criciumenses”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, a economia gerada pelo serviço é uma consequência. O chefe do poder executivo reforçou que o objetivo sempre foi reunir tecnologia e inovação para humanizar o serviço de saúde. “Hoje em dia a inovação é a chave para o sucesso das administrações públicas e privadas. Em Criciúma, aliamos essas características com a criatividade das nossas equipes. O resultado é um transporte para pacientes digno e dinâmico na hora que o cidadão mais precisa”, conclui Salvaro.

A mudança gerou conforto aos usuários, que passavam por muitos desgastes com os tratamentos de saúde. Com relação a economia gerada, o custo por quilômetro rodado antes do início do projeto era de R$ 4,38, hoje, passou para R$ 1,77.

De olho no futuro

O projeto, que hoje contempla atendimentos de saúde dentro de Criciúma e em municípios vizinhos, pode ser expandido. Segundo o diretor de TI, a expectativa é ampliar serviço para atendimentos intermunicipais, voltados à saúde.

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Proposições, Requerimentos, Projetos de Lei e Projeto de Resolução

No Grande Expediente, oito vereadores aproveitaram para fazer seus pronunciamentos.

Satc Digital e Coopera firmam parceria para a aplicação do ensino corporativo

De forma gratuita, cinco cursos livres foram lançados nesta segunda-feira e estão disponíveis para a comunidade

Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

Dados mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia, e caminha para um processo de estabilização

Assistência Social de Criciúma entrega alimentos para instituições sociais no Parque das Nações

Ao todo, foram distribuídos 960 kg de carne, 1.500 kg de banana, 60 cestas básicas e 90 kits de legumes para 30 instituições