Geral

‘Projeto Desfruta’ incentiva alimentação saudável de alunos da Educação Infantil do Colégio Satc

Compartilhar diariamente novos sabores com os colegas passou a ser atividade obrigatória na instituição

Foto:SATC

A alimentação saudável faz parte da rotina do Colégio Satc, onde todos os momentos de refeição são acompanhados pela nutricionista e a equipe de cozinheiras. Em 2024, as professoras da Educação Infantil priorizaram essa prática com ainda mais força, incluindo o ‘Projeto Desfruta’ na rotina dos alunos. Para que os pequenos pudessem compartilhar com os amigos os novos sabores, a experimentação de frutas ocorre diariamente, fazendo com que esse momento seja uma atividade obrigatória e prazerosa na instituição.

As novas cores, sabores, texturas e aromas passam pelas mãos curiosas dos pequenos, que compartilham esse momento com muita alegria e atenção. “Preparamos o Projeto Desfruta pensando na maneira em que nossos alunos são apresentados as frutas. Sabemos que é na infância que muitos hábitos são desenvolvidos e a alimentação saudável se inclui nesse momento. Então demos um significado maior para essa fruta, onde todos os alunos recebem a frutinha que já está no cardápio, que já era algo que a escola oferecia antes, mas agora tem uma roupagem pedagógica também”, destaca a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.

O ato de dividir a fruta com os colegas gera uma oportunidade de aprendizado. “Além de compartilhar algo que vai comer, as crianças levarão esse hábito para casa. Porque na escola os alunos irão aprender mais sobre a maturação do alimento, como escolher o melhor alimento, pelo formato, pela fruta estar mais madura, ela estando mais madura vai estar mais gostosa. Então tudo isso gera um aprendizado da criança com os pais também no momento da compra em família”, explica a nutricionista do Colégio Satc, Bruna Izidro.

Alimentação com aprendizado

A escola é um excelente ambiente para o aprender além dos conteúdos, pois os estudantes ficam unidos compartilhando o mesmo conhecimento e colocando as novidades em prática.

“Algumas crianças que não comem determinados alimentos no dia a dia. E estando ali um de frente pro outro numa rodinha partilhando aquela fruta, as crianças acabam tendo um incentivo a mais para estar experimentando, degustando, sentindo um sabor e uma textura diferente. Então esse momento na escola é muito importante pra evolução de paladar dos pequenos”, enfatiza Bruna.

A partir do Projeto Desfruta todos os dias, às 17h, é preparada uma frutinha incluída no cardápio. “A cozinheira higieniza, por vezes corta a fruta e coloca em uma cestinha para ser enviada para a sala. Então a professora escolhe onde quer oferecer essa fruta, se será um momento de destaque no dia e deixará as crianças explorarem a frutinha, sentir o cheiro, a textura”, conta Luciana.

A inclusão de frutas na alimentação das crianças é essencial, visto que, são riquíssimas em vitaminas e fibras. “A vitamina C, por exemplo, ela está presente em todas as variedades. A vitamina A está presente em maiores quantidades em algumas determinadas frutas, mas também tem outras. As fibras da casca, principalmente, então são alimentos saudáveis que possuem muitos micronutrientes, então além das vitaminas, das fibras, também tem minerais sendo consumidos pelos alunos no colégio”, pontua a nutricionista.

Projeto Desfruta

Para os alunos se sentirem ainda mais incluídos no processo de desenvolvimento do projeto, todas as segundas-feiras uma das crianças é escolhida para ser o guardião da fruta.

“Nesse dia o aluno vai escolher com sua família qual a fruta irá compartilhar com a turma, que pode ser da horta da família, de algum parente ou alguma variedade encontrada no mercado. Então, o guardião leva uma cestinha com avental e um adesivo identificando que o próximo a levar o alimento para os amigos é aquela criança”, ressalta a coordenadora.

Notícias Relacionadas

Criciúma pode pegar um gigante na terceira fase da Copa do Brasil

Morro dos Cavalos, na BR-101, deve ser totalmente liberado em até 48 horas

O Gerente da concessionária responsável comentou que as adversidades climáticas tornaram extremamente desafiador o trabalho de desobstrução da rodovia

MEC qualifica a UniSatc como instituição comunitária de educação superior

Reconhecimento pela atuação filantrópica e social reafirma sua fundação, que teve o propósito de oferecer assistência social aos operários do carvão e suas famílias

Ação conjunta resgata 70 cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

A mulher foi presa em flagrante sendo encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis