Poder Legislativo

Projeto do deputado Dóia Guglielmi propõe a extinção das Agências Regionais do Governo

Deputado estadual Dois Guglielmi PSDB

Foto: Divulgação

O deputado Doia Guglielmi, líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, protocolou Projeto de Lei na Casa propondo a extinção das 35 Agências de Desenvolvimento Regional – ADRs e seus respectivos cargos. A principal justificativa é o alto custo e a pouca eficiência em seus objetivos de interiorizar projetos e ações públicas do governo.

De acordo com o parlamentar, dados do Tribunal de Contas do Estado indicam que somente com despesas de aluguéis com as sedes regionais no ano passado foram gastos R$ 5 milhões e 600 mil, o que representa cerca de 10% do total de locações custeadas pelo governo estadual.

“Diante do cenário de dificuldades da economia catarinense e nacional, todos esses gastos com estrutura, mais os de pessoal, não se justificam, pois além de não promoverem na prática a esperada descentralização da administração estadual, também não tem contribuído com o desenvolvimento regional”, complementa Doía Guglielmi.

O deputado tucano acrescenta ainda que as atividades e políticas públicas do estado promovidas pelas ADRs podem ser absorvidas e supridas pelas atuais secretarias setoriais, sediadas na Capital, “como já tem acontecido” na maioria dos investimentos previstos e prega que os recursos atualmente consumidos pelas “regionais” sejam aplicados em investimentos que tragam benefícios diretos à população. “Muito se critica e pouco se faz na prática para resolver esse assunto. Esta na hora de agir”, finaliza Dóia.

Com informações da Agência Alesc

Notícias Relacionadas

Eleições 2020: “Acredito que a vez agora é do PSDB”, afirma presidente do partido sobre disputa pelo Executivo

O presidente do partido, Lucas Canever Librelato, conversou com a Redação do Sul In Foco e falou dos objetivos do PSDB

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE