Geral

Projeto Ecobook incentiva leitura sustentável no Colégio Satc

Alunos do técnico estão buscando doações de livros para venda on-line e os fundos arrecadados serão revertidos em absorventes para a Abadeus

Divulgação

Com conteúdo e estudos focados na sustentabilidade, a 3ª fase do curso técnico de Administração do Colégio Satc desenvolveu o projeto ‘Ecobook’, que incentiva a leitura sustentável de alunos, professores, colaboradores e toda a comunidade acadêmica da instituição. A proposta tem como objetivo a arrecadação de livros, que posteriormente serão vendidos de forma on-line e os fundos levantados irão contribuindo para a resolução de um problema social que recebe pouca atenção: a pobreza menstrual.

Durante as aulas, a professora Beatriz Silva trabalhou com os alunos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e durantes os debates, foi levantado um problema que viola os direitos humanos, a falta de acesso à absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. “Muito se fala sobre a doação de alimentos, roupas, mas, a questão do absorvente é algo que não é muito abordado. Doar esse produto é garantir a dignidade e ajudar na garantia de um recurso de higiene básico”, ressalta Beatriz.

Com um trabalho voltado ao desenvolvimento social de famílias em situação de vulnerabilidade no município de Criciúma, que a Associação beneficente Abadeus foi a instituição escolhida para receber as doações e fazer o direcionamento dos absorventes arrecadados. “Incialmente a nossa ideia é realizar o levantamento de pessoas que precisam desse item de higiene por meio da Abadeus. No entanto, estamos pensando em buscar ajuda governamental ou de outra instituição que possa fazer essa ponte com quem precisa, ampliando o número de pessoas atingidas com o nosso projeto”, frisa a professora.

Como funcionará o projeto?

O primeiro passo da proposta é o levantamento de fundos, que se dará a partir de dois formatos. “A etapa que estamos agora é a arrecadação de livros, para posteriormente colocarmos eles em controle de estoque e etiquetar os preços. Além disso, já estamos vendendo rifas de R$ 2,50, que tem como prêmios uma cesta de produtos coloniais, e uma leguminosa com um vaso de fio de malha, para ajudar na arrecadação de fundos”, explica a aluna, Dienifer dos Santos Vitali.

Os estudantes estão trabalhando pensado no negócio e tendo como como o empreendedorismo e a sustentabilidade. “Queremos que os doadores das obras ajudem com uma causa social, mas que também, lembrem da sustentabilidade ao comprarem outros livros. Para ajudar nisso, foi desenvolvido um cashback, onde quem doar exemplares e tem o interesse de adquirir um livro do nosso projeto, poderá receber descontos de 25%, 50% e 75%”, conta Beatriz.

A compra de livros também contará com brindes relacionados a sustentabilidade, como chaveiros e ecopads.

Aprendizagem colocada em prática

Com o incentivo ao empreendedorismo, os alunos estão trabalhando como uma empresa, estando divididos em setores, como financeiro, marketing, logística, compras e vendas.

“Vamos unir a teoria com a prática, tudo que eles já estudaram desde o começo do curso será aplicado aqui, gestão de custos, logística, estatística, contabilidade, matemática financeira, gestão de pessoas, só que na realidade. Se eles não conseguirem tomar as melhores decisões a empresa terá prejuízo e eles perdem, se ela lucra, eles ganham”, destaca a professora.

Trabalhar conteúdos teóricos de forma prática contribuem para o desenvolvimento de novas habilidades, de comunicação e amplia a visão doa estudantes para novas possibilidades. “Realizar esse projeto está sendo muito gratificante, porque estamos tendo um incentivo muito grande para empreendermos, onde estamos realizando isso na vida real, com cada aluno desenvolvendo um setor, o que auxilia bastante o trabalho em equipe. Eu sei que lá no final de tudo essa proposta vai dar certo, pois todos estão se emprenhando bastante”, enfatiza Dienifer.

Notícias Relacionadas

Caminhão cai em rio após ponte quebrar no interior de Orleans; veja vídeo

Acidente foi registrado na tarde desta terça-feira, dia 17, e as causas serão apuradas.

Neve cai pela segunda vez em Santa Catarina nesta terça-feira; veja vídeo

Fenômeno já havia sido registrado pela manhã. Condição favorável segue até madrugada de quinta-feira, segundo Epagri/Ciram.

Revista Legislativa

Projeto Gol do Brasil é lançado em Cocal do Sul

Lançamento ocorreu na última sexta-feira, dia 13.