Saúde

Projeto ensina crianças de Laguna a escovar os dentes corretamente

Aprender a escovar os dentes nos primeiros anos de vida tem sido o objetivo de mais um dos projetos desenvolvidos na unidade de saúde do Mar Grosso. Os “pequenos” recebem orientações sobre higiene bucal, do corpo e alimentação adequada através de um “teatrinho de fantoches”.

O escovódromo infantil também é uma das novidades do projeto. Eles mesmos fazem a escovação e são supervisionados pela dentista e auxiliar de consultório dentário do posto.

Pais, responsáveis e centros de educação infantil podem levar as crianças, com idade entre zero e dez anos, para participar desta experiência.

Qual a maneira certa de escovar os dentes?

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. 

– Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

– Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

– Em seguida, escove as superfícies de mastigação.

– Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Que tipo de escova ideal? 

A maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar. 

[soliloquy id=”84097″]