Geral

Projeto inicia o plantio da flor criada para homenagear a heroína catarinense

Um evento, que reuniu representantes da Itália e do Uruguai, realizado na manhã desta quinta-feira (29), marcou o lançamento oficial do projeto “Dois Mundos e uma Rosa para Anita”

Divulgação

Um evento, que reuniu representantes da Itália e do Uruguai, realizado na manhã desta quinta-feira (29), marcou o lançamento oficial do projeto “Dois Mundos e uma Rosa para Anita”. A Capital Nacional da Baleia Franca, onde a Heroína dos Dois Mundos participou da primeira batalha ao lado do marido Giuseppe Garibaldi, foi escolhida como o primeiro local para o plantio de um híbrido, que foi desenvolvido por botânicos europeus para homenagear lagunense.

Na comitiva, formada por representantes da Itália e do Uruguai, estiveram presentes: Andrea Antoniolli, Diretor da Biblioteca do Museu Renzi, na Itália, Giapaolo Grilli, colaborador do mesmo espaço cultural italiano, Enrico Signorelli, Secretário da União Nacional dos Funcionários de Licença da Itália, Alessia Semprini, Relações Públicas da Universidade de Bolonha, Stefania Sabba, prefeita da cidade de Veruchio, província de Rimini, e Mariela Pacheco, representante do Governo do Estado de Montevideo, no Uruguai.

O Governo do Estado de Santa Catarina foi representado pela presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho. Durante o discurso, a gestora ratificou a importância de Anita Garibaldi para a cultura Latino-americana e Europeia.

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Lopes da Silva (Dona Pequena) fizeram uma apresentação de dança açoriana. E a atriz, Fernanda Sague, vestida como Anita Garibaldi, declamou um poema escrito pelo artista Célio de Oliveira.

A Capitã-tenente da Marinha do Brasil, Carla Luzia, foi quem leu a Ordem de Serviço que remonta o Batismo de Fogo de Anita Garibaldi em águas imbitubenses. Logo após as apresentações culturais, a Rosa de Anita foi entregue, pelos italianos, uruguaios e pelos representantes do Instituto CulturAnita, ao prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior. A rosa foi plantada em frente à sede do Poder Executivo.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba 

Notícias Relacionadas

Projeto de futuro loteamento pode render até R$ 35 milhões ao josefinos em Orleans

Decreto de utilidade pública expedido pela prefeitura pretende impedir possível especulação imobiliária de área estratégica. A intenção é adquirir o local para investimentos em educação, cultura, esporte e lazer

Prefeitura de Braço do Norte lança Ô de casa!, projeto que aproximará a população da administração municipal

Ao todo serão 10 encontros, que contemplará todos os bairros e comunidades braçonortenses.

Projeto Futuro Azul recebe referências nacionais para discutir saneamento e saúde

O evento será no Hotel Internacional de Gravatal na semana do meio ambiente

Vereadores defendem implantação de programa que troca lixo reciclável por comida em Cocal do Sul

Vereadores Richardson Vieira (PDT) e Giovana Galato Santa Rosa (PP) apresentaram proposta em sessão legislativa. Cidadão receberia R$ 0,50 em alimentos por quilo de material entregue.