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Projeto integral da Interpraias é retomado

A boa notícia é que isso tem tudo para começar a ser feito ainda este ano. Pelo menos é o que diz o deputado estadual e presidente do Fórum Parlamentar em Defesa da Rodovia Interpraias, deputado Manoel Mota (PMDB).

Segundo ele, está confirmado para os próximos dias o lançamento do edital de licitação do lote entre Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul, e Balneário Gaivota.

No ano passado, notícia parecida circulou, mas até hoje nenhuma licitação ou obra saiu do papel. “O momento é diferente. Conseguimos viabilizar isto por agora o dinheiro está no caixa”, argumenta Mota.

Ele refere-se ao contrato entre o governo do estado e o Banco do Brasil, onde um financiamento de mais de R$ 1 bilhão foi assinado na última semana.

O recurso será destinado exclusivamente para obras de infraestrutura de transportes e viabilização de dois programas, o ‘Caminhos estratégicos da produção’, para privilegiar acessos para escoamento da indústria, e o ‘Prevenção de desastres naturais’.

Os três itens integram o Pacto por Santa Catarina. “Para a Interpraias já este um recurso assinalado na ordem de R$ 50 milhões e outro montante igual para o próximo ano. Os projetos já está atualizados”, assegura o deputado.

Segundo Jornal Notisul, atualmente, um trecho dos cinco previstos está pronto: trata-se do lote 4, referente a Estrada do Camacho, em Jaguaruna. A parte entre a balsa, em Laguna, até o ponto já asfaltado – lote 5 -, é executada neste momento.

Interpraias l O projeto

♦ Além de integrar a rodovia Serramar, a SC-100 também faz parte da Interpraias, que tem o intuito de interligar o litoral sul por meio de uma rodovia turística, entre Laguna e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.
♦ Em um trajeto de 138,9 quilômetros, o investimento foi dividido em cinco lotes. O primeiro a ficar pronto foi o trecho 4: a estrada do Camacho, em Jaguaruna, cuja inauguração ocorreu em outubro de 2009.
♦ O segundo está em obras e é referente ao trecho 5, entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, com um ramal para o Farol de Santa Marta. Os três primeiros lotes não têm previsão de quando serão feitos.
♦ A Interpraias foi projetada para interligar as cidades de Passo de Torres, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Araranguá, Içara, Jaguaruna, Laguna e Garopaba.
♦ A pavimentação dos cinco lotes tinha custo inicial estimado em R$ 390 milhões. Não há informação se este valor é, ou não, maior.