Tecnologia

Projeto Loon: Você lembra?

Foto: Divulgação

O projeto Loon é um programa criado pela Google com a intenção de disponibilizar acesso à internet em zonas mais remotas e rurais do mundo. O projeto usa balões de alta altitude que se deslocam na estratosfera a uma altitude de 18 km, enquanto fornecem ligação wireless à internet.

O programa, que começou em 2013, usa balões com cerca de 15 metros de diâmetro que, graças a “complexos algoritmos e muito poder tecnológico”, conseguem atingir o dobro da altitude de aviões comerciais para oferecer acesso à internet com velocidades similares às redes 3G de hoje. Ter acesso a internet possibilita a essas comunidades mais remotas mais uma opção de acesso ao que ocorre ao redor do mundo, além de ser também mais uma ferramenta de entretenimento com acesso a vídeos, filmes, games e sites de jogos como o 1Xbet Mobile.

O projeto-piloto foi feito na Nova Zelândia, em 2013, com cerca de 30 balões que tentariam ligar 50 pessoas à internet. A grande meta deste teste seria aprender como melhorar a tecnologia e design dos balões. A equipe que criou este projeto pretende lançar outros projetos-piloto em países com uma altitude similar à Nova Zelândia, o que inclui Chile, Argentina, Austrália e África do Sul, que são países que tem as condições estratosféricas ideais para este projeto da Google.

Mike Cassidy, diretor do projeto, reconhece que a ideia pode paracer um tanto maluca, daí o seu nome Loon, mas confere que os balões têm um respaldo científico sólido. Segundo Astro Teller, o lider de projetos da Google X, o maior desafio do projeto Loon seria a ordenação dos balões nas correntes de ar da estratosfera, de modo a que enquanto se movem, os seus aparelhos se liguem a distintos balões para que nunca fique offline. O sistema usado pelos balões consiste numa série de antenas que se ligam a um balão, que por sua vez contata a todos os outros balões, e posteriormente, os balões se conectam a uma antena terrestre com ligação à internet.

A Google diz que o próximo passo será iniciar um debate para discutir como fazer a internet chegar a áreas remotas, de modo a conectar quase 5 bilhões de pessoas. A internet pode ser uma grande novidade na vida destas pessoas que antes não tinham tal luxo, e isso permitiria que esta população pudesse fazer coisas que antes seria impossível. Esta inovação da Google iria permitir que as pessoas de zonas rurais e remotas pudessem executar todo o tipo de tarefa online, seja falar com amigos e familiares distantes, ler as notícias, ou até mesmo jogar os mais diversos e divertidos jogos online, ver filmes ou escutar suas músicas favoritas. Tudo isto no conforto das suas casas.

Notícias Relacionadas

Inovação e tecnologia ampliam a prestação de serviços digitais do Estado ao cidadão durante pandemia

Com aplicativos, sites e plataformas digitais, secretarias e órgãos de Estado adaptaram suas rotinas e substituíram o atendimento presencial pelo online.

Quase metade do planeta ainda não tem acesso à internet, aponta estudo

A informação é apresentada e discutida no relatório “Estado da Banda Larga 2019”, da Comissão de Banda Larga, grupo que reúne representantes de empresas e das Nações Unidas.

Comunidades de Treviso e Siderópolis serão beneficiadas com ampliação de internet fibra óptica

Em Treviso, moradores das localidades de São Victor, Vila Bonasa e Rio Manim serão contemplados. Já em Siderópolis, o investimento será em Rio Jordão Alto e Rio Jordão Baixo.

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados