Educação

Projeto Ordens do Amor na Escola beneficiará professores e alunos em Braço do Norte

Integrantes da Câmara Técnica Educacional do DEL planejam o evento que ocorre em abril

Divulgação

Quem se dedica à arte de educar enfrenta dificuldades no dia a dia escolar. Professores muitas vezes cansados e desestimulados, alunos sem vontade de aprender e por vezes com condições psicológicas graves e um sistema e método de ensino que necessitam de renovação. Quem em algum momento não se viu em uma situação na qual é difícil “ensinar” e também aprender?

Nesse contexto, há cerca de dois anos a Câmara Técnica Educacional do DEL de Braço do Norte planeja ações para melhorar de maneira significativa o bem-estar dos professores e alunos e renovar a educação de maneira rápida, ampla e profunda. Após debates, a CT promove nos próximos dias 8 e 9 de abril o projeto Ordens do Amor na Escola.

O projeto da CT Educacional tem o apoio da prefeitura de Braço do Norte, da Cerbranorte e segue em busca de novos apoiadores.

Nesta terça-feira, 18 de janeiro, foi realizada a primeira reunião de trabalhos com as integrantes da câmara técnica para planejar o evento que contará com a palestra de Isabela Oliveira. Ela é professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) há 25 anos e a primeira psicóloga sistêmica na abordagem de Bert Hellinger do Brasil.

“Faz dois anos que estamos sonhando com a aplicação desse projeto que trabalha toda essa questão sistêmica e familiar com o professor e será um divisor de águas na educação do município”, comenta a coordenadora da Câmara Técnica Educacional do DEL Zélia Della Giustina Guinzani. Ela destaca que a reunião foi produtiva e que a Câmara Técnica está em sintonia com seus apoiadores para efetivar o curso voltado para profissionais da Educação (administrativo e pedagógico) das redes Municipal, Estadual e Particular de Braço do Norte.

O objetivo do minicurso de extensão “Ordens do Amor na Escola” é oferecer uma introdução teórica, prática e vivencial sobre os fundamentos da Hellinger Sciencia. O filósofo, terapeuta e educador alemão Bert Hellinger (1925-2019) descobriu alguns princípios básicos que levam os relacionamentos ao sucesso porque respeitam necessidades íntimas de todas as pessoas aos quais ele chamou de “Ordens do amor”.

Pedagogia Sistêmica

A Educação ou Pedagogia Sistêmica é o campo de conhecimento que se desenvolveu por meio da aplicação da Hellinger Sciencia na escola. A Hellinger Sciencia traz para a educação a percepção de que aquilo que professores e alunos experimentam na escola se relaciona a dinâmicas familiares e sociais profundas que tem raízes transgeracionais.

Dinâmicas muitas vezes “ocultas”, que não são percebidas conscientemente mas que influenciam diretamente no rendimento dos alunos e professores. A abordagem de Bert Hellinger permite que essas dinâmicas sejam “trazidas à luz”, tornem-se conscientes e, por meio da nova compreensão que trazem dos problemas, ajudem efetivamente para que novas soluções sejam implementadas no dia-a-dia.

Notícias Relacionadas

SC tem 46 mil pessoas na fila para perícia após fim da greve no INSS

Paralisação de peritos médicos federais chegou ao fim após dois meses

Massacre em escola no Texas: o que se sabe e o que falta saber

Ao menos 19 crianças e dois adultos morreram no ataque que já é considerado o mais mortal do país desde o tiroteio na escola Sandy Hook, em 2012.

Cão farejador encontra quase meio quilo de maconha em Tubarão

As 429 gramas de maconha foram encontradas em um terreno baldio no bairro Passagem, dentro de uma sacola plástica

Populares apagam incêndio após carro pegar fogo em Sombrio

O Corpo de Bombeiros fez o rescaldo com aproximadamente 100 litros de água e também desligou a bateria