Geral

Projeto Orleans Mais Limpa arrecada nove toneladas de pneus para reciclagem

Foto: Divulgação

Aproximadamente nove toneladas de pneus foram arrecadadas no projeto “Orleans Mais Limpa”. O projeto pioneiro foi implantado com o intuito de combater a dengue e preservar o meio ambiente através do descarte correto de pneus.

A iniciativa, encabeçada pelas agentes de combate às endemias, Luciana Antunes Tavares e Maíra Nunes Farias Bianco, iniciou em abril e foi finalizada nessa quinta-feira (14). O projeto é fruto de parceira entre o Controle de Zoonoses de Orleans, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE e a empresa Reciclanip.

A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos. Por isso, não compra e não vende os pneus, que serão destinados à produção de asfalto ecológico, fabricado a base de borracha. “Quando não descartamos corretamente os pneus, seu impacto ambiental chega a ser catastrófico, pois cada pneu demora mais de 600 anos para se decompor, além de servir também como criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus”, alertou Luciana.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

Porto de Imbituba intensifica ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya

Devido à vigilância contínua, a Autoridade Portuária não registra focos do mosquito desde 2015.

SC-390, entre Orleans e Lauro Müller: O trecho da morte

Alunos do Meta debatem sobre coleta seletiva com o prefeito de Orleans

Copobras lança a primeira linha de produtos EPS biodegradáveis do mundo